Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1061 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1061 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
PROJETO DE EXTENSÃO: HEMOVIGILÂNCIA ATIVA
Visitas
292
AMR Pinheiroa, JF Fariasb, MA Oliveirac, MM Linharesc, ANB Costac, DB Alencarb, MLS Sousab, CR Hidalgob, LPE Pinheirob
a Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil
b Centro Universitário INTA (UNINTA), Sobral, CE, Brasil
c Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), Sobral, CE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

Demonstrar ações de um projeto de extensão envolvendo duas instituições de ensino superior de curso de medicina, uma pública e uma privada atuando na busca ativa de possíveis reações transfusionais em um hospital de ensino.

Material e métodos

Relato de organização de ações de um projeto de extensão envolvendo discentes do curso de graduação de medicina que foram treinados sobre incidentes transfusionais e busca ativa e dessa maneira melhorar as notificações das reações transfusionais junto a autoridades sanitárias.

Resultados

Objetivando melhorar o conhecimento dos discentes do curso de medicina sobre hemoterapia e incidentes transfusionais, foi pensado no envolvimento dos alunos que já cursam o ciclo clínico em conhecer melhor a identificação dos sinais e sintomas que podem estar relacionados às reações transfusionais. Inicialmente os discentes foram treinados sobre o assunto, usando o novo manual do Ministério da Saúde, com aula expositiva, seguido de treinamento em campo, com visita a agência transfusional, conhecendo as rotinas envolvidas e por último, foram treinados atuando, fazendo entrevistas com os pacientes transfundidos e/ou seus acompanhantes, bem como coletando informações dos relatos no acompanhamento transfusional e observações médicas e de enfermagem, nos prontuários dos pacientes transfundidos. Finalizando as buscas, caso o aluno identifique alguma reação não visualizada pela assistência, é então notificada e entra como novo indicador da hemovigilância do hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Discussão

A legislação brasileira atribui aos serviços de hemoterapia e os serviços de saúde que realizam transfusões registrar, investigar e tomar decisões preventivas e corretivas para as não conformidades detectadas. Dentre outras ações também de notificação dos eventos adversos à autoridade sanitária e a outros serviços envolvidos como consta na portaria consolidação de 2017 em seu anexo IV. Ao envolver os alunos aumentando o aprendizado sobre o assunto, através do projeto de extensão, é exercido o objetivo da extensão universitária que é a promoção do desenvolvimento sustentável e a transformação social, engajando com as instituições e buscando colaborar com soluções inovadoras e eficazes.

Conclusão

A extensão universitária hoje é obrigatória por lei e faz parte do plano nacional de educação que determina no mínimo de 10% da carga horária universitária. Desenvolver o projeto de extensão na hemovigilância no hospital de ensino, além de melhorar o aprendizado do discente, melhora a fidedignidade das notificações junto ao NOTIVISA.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas