Objetivo: Avaliar a adequação na prescrição de concentrados de hemácias por médicos emergencistas. Material e métodos: Estudo transversal por levantamento de fichas de requisição de transfusões preenchidas por médicos emergencistas, no período de maio de 2018 a abril de 2019, em um hospital de emergências. Foram avaliadas as adequações na indicação, volume e subtipo (filtradas, irradiadas e lavadas) de hemácias prescritas. Para comparação dos dados qualitativos, utilizamos o teste de χ2. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Foram avaliadas 1022 transfusões. A indicação, volume e subtipos estavam corretos em 72,7%, 45,9% e 81,6% respectivamente. A transfusão prescrita em pacientes sintomáticos, apresentou adequação superior quando comparada aos assintomáticos com diferença estatística significativa (indicação: 79,6% vs. 67,2% – p<0,001; volume: 63,5% vs. 31,7% – p<0,001; subtipo: 85,3% vs. 78,7% – p=0,006). Entre as situações clínicas, ocorreram mais erros na sepse (39,7%) e pneumonia (36,3%). Mais da metade das prescrições apresentavam volume excessivo elevando o risco de sobrecarga circulatória, observando-se que a média da idade foi 60,6 anos. A análise específica dos subtipos prescritos apresentou adequação de 17,9% nas filtradas, 1,7% nas irradiadas e nenhuma das lavadas. Trinta transfusões deveriam ter sido filtradas, porém o prescritor não solicitou o subtipo. Conclusão: Uma hipótese para as incorreções observadas é a formação médica inadequada sobre o assunto, tanto na graduação como residência médica, associada a falta de atualização nos protocolos transfusionais. O comitê transfusional recebeu os resultados deste estudo com proposta de medidas de educação permanente sobre hemoterapia transfusional.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais