Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1219 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1219 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
POTENCIAL TERAPÊUTICO DO EXTRATO DE P. SIDOIDES NA MODULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE EM LINFÓCITOS CITOTÓXICOS CONTRA AS CÉLULAS TUMORAIS HEMATOLÓGICAS
Visitas
309
LR Soares, IBLD Santos, RB Marques, KFD Vicentine, TSF Assunção, H Moraes-Souza, ACDM Carneiro, FB Vito
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito do EPs® 7630 na potencialização da atividade citotóxica dos linfócitos contra células tumorais hematológicas, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas complementares mais eficazes.

Material e métodos

Para avaliar o efeito do EPs® 7630 (Kaloba®, Takeda Pharma Ltda) na potencialização da atividade citotóxica dos linfócitos contra células tumorais hematológicas, foi realizado um screening fitoquímico qualitativo para identificar fenóis totais, flavonóis, flavonas, flavanonas, cumarinas e alcalóides no extrato. Posteriormente, o ensaio de vermelho neutro foi conduzido para determinar o IC50 do EPs® 7630 em células tumorais hematológicas Raji (linfoma de Burkitt), K562 (leucemia mieloide aguda) e Jurkat (leucemia/linfoma de células T do adulto) e em células mononucleares do sangue periférico saudáveis (PBMCs). Além disso, ensaio de citotoxicidade foi realizado utilizando citometria de fluxo para analisar a capacidade dos linfócitos tratados com EPs® 7630 em induzir morte celular nas células tumorais hematológicas com a marcação de 7-AAD. Todos os testes foram realizados em triplicata.

Resultados

Com exceção dos alcaloides, os resultados obtidos pelos testes fitoquímicos qualitativos confirmaram a presença dos demais metabólitos secundários avaliados no extrato. O IC50 variou entre as diferentes linhagens celulares, sendo 20,89 mg/mL para K562, 11,95 mg/mL para Jurkat e 12,52 mg/mL para Raji, enquanto as PBMCs apresentaram um valor de 18,76 mg/mL. Foi avaliado o efeito do EPs® 7630 na potencialização da capacidade citotóxica dos linfócitos: para a linhagem Raji, houve uma diferença significativa de indução de morte da célula-alvo entre o grupo não tratado (NT) e o grupo tratado com 100 μg/mL, indicando uma redução na viabilidade celular após o tratamento com essa concentração do extrato.

Discussão

A presença de diversos metabólitos secundários, exceto alcalóides, foi confirmada, sugerindo uma rica composição fitoquímica. A variação do IC50 entre as linhagens celulares com valores menores, Jurkat e Raji, destaca uma seletividade do extrato, o que é benéfico para minimizar a toxicidade em células saudáveis, conforme observado nas PBMCs. O efeito do EPs® 7630 em aumentar a capacidade citotóxica dos linfócitos, especialmente na linhagem Raji é relevante pois sugere um papel potencial do EPs® 7630 em terapias complementares para melhorar a resposta imunológica contra neoplasias hematológicas.

Conclusão

Diante das evidências encontradas neste estudo, é possível afirmar que o EPs® 7630 demonstrou ser uma alternativa terapêutica complementar promissora para neoplasias hematológicas. A seletividade e baixa toxicidade observadas sugerem um efeito significativo no uso do P. sidoides para potencializar a atividade citotóxica dos linfócitos contra células tumorais.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas