Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S635 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S635 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
PERFIL DE RAZÕES HEMATOLÓGICAS EM CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS
Visitas
331
CF Dutraa,b, ACM Cicerib,c, LB Casalb,c, LB Pasqualotoa,b, NF Jacobib,c, FG Nascimentob,c,d, MD Norab,c,d, NF Fernandesb, JAM Carvalhob,c, C Panizb,c
a Curso de Farmácia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil
b Laboratório de Pesquisa em Análises Clínicas Aplicadas (LAPACA), Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil
c Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil
d Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

As razões hematológicas são reconhecidas como marcadores de inflamação que podem estar associados a um diagnóstico mais rápido e a avaliações de prognóstico de diversas doenças. Este estudo tem como objetivo apresentar os valores, para crianças aparentemente saudáveis, das razões hematológicas: NLR, d-NLR, LMR, PLR, NPR e para o índice de imuno-inflamação sistêmica (SII).

Materiais e métodos

Foram incluídos 153 alunos de primeiro ano do ensino fundamental, de ambos os sexos, com idades entre 6 e 8 anos, de 6 escolas públicas municipais de Santa Maria (RS). Foram coletadas amostras de sangue em jejum em tubos com EDTA e o hemograma foi realizado em contador eletrônico Sysmex XE-5000. A partir dos dados do hemograma, foram calculados os seguintes parâmetros: relação neutrófilos/linfócitos (NLR); proporção de neutrófilos para linfócitos derivada (d-NLR; divisão do total de neutrófilos dividida por leucócitos menos neutrófilos totais); relação linfócito/monócito (LMR); relação plaquetas/linfócitos (PLR); relação neutrófilos/plaquetas (NPR) e o índice de imunoinflamação sistêmica (SII; multiplicação de plaquetas por neutrófilos totais seguida de divisão por linfócitos totais). Como as variáveis não apresentaram distribuição normal, os dados foram apresentados como mediana e intervalo interquartil. Posteriormente, os grupos foram estratificados por sexo e a comparação entre estes grupos foi realizada pelo teste de Mann-Whitney.

Resultados

Dentre os participantes, 75 (49%) pertenciam ao sexo feminino. Os valores encontrados para os parâmetros analisados foram: NLR: 1,15 (0,75 – 1,57); d-NLR: 0,85 (0,61 – 1,17); LMR: 6,13 (4,64 – 7,84); PLR: 109,1 (84,35 – 139,9); NPR: 10,2 (7,8 – 13,2) e SII (x103): 374,7 (244,9 – 522,6). Quando realizada a comparação por grupos de acordo com o sexo, não foi observada diferença significativa.

Discussão

As razões hematológicas surgem como novas opções de biomarcadores de inflamação, devido à grande disponibilidade e ao baixo custo, visto que, o hemograma é um exame realizado rotineiramente na maioria dos laboratórios, e pode-se somente com ele determinar estas razões, sem a necessidade de análises adicionais. As razões se mostram mais sensíveis que os dados isolados de cada leucócito e podem ser utilizadas em diversas circunstâncias e para o diagnóstico de uma gama imensa de doenças. No entanto, a utilização destas razões ainda encontra como uma limitação para a sua aplicabilidade a ausência de pontos de corte e de valores de referência, sobretudo, em pacientes pediátricos.

Conclusão

Os dados desse estudo mostram um perfil de razões hematológicas em crianças aparentemente saudáveis. O estabelecimento de valores de referência tanto para crianças, quanto para outros públicos é de extrema importância para uma melhor aplicação desses biomarcadores.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas