
O estudo teve como objetivo analisar o perfil das transfusões realizadas em um hospital privado da cidade de Volta Redonda/RJ a fim de melhor gestão dos estoques da unidade.
Materiais e métodosTrata-se de uma pesquisa de abordagem descritiva e quantitativa, obtidos através de análises do TDSA Sistemas. O presente estudo refere-se a um trabalho descritivo e retrospectivo dos dados transfusionais dos indivíduos transfundidos no Serviço de Hemoterapia São Carlos/Agência Transfusional (Grupo GSH), de 01 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2021. Foram analisados tipo Urgência das solicitações, período das solicitações, tipo de hemocomponentes solicitados, setor hospitalar solicitante, prevalência do grupo sanguíneo ABO e fator Rh, idade dos indivíduos.
ResultadosNo período analisado foram realizadas 7.117 transfusões e verificou-se que o número de solicitações diurnas representou o maior índice das solicitações com 68%, sendo em sua maioria solicitação de 3h com 48%, predominando o setor da UTI Adulto com maior número de solicitações com 47%. O tipo de hemocomponentes com maior número de solicitações foi de concentrado de hemácias representando 53,2% das transfusões. O tipo sanguíneo predominante dos hemocomponentes utilizados foi “O”com 54% das transfusões e 87% dos hemocomponentes utilizados possuíam fator Rh positivo e a idade predominante foram de idosos acima de 60 anos, representando 60% do numero total de transfusões.
DiscussãoNo período analisado de 2021 foram realizadas 4.243 solicitações para 1.222 indivíduos representando 7.117 transfusões, média de 593 transfusões/mês. O período diurno foi o de maior predominância, sendo em sua maioria solicitações de 3h, seguido de solicitações de 6h, não urgente, programada e extrema urgência. O Concentrado de Hemácias foi o hemocomponente mais utilizado, seguido de concentrado de plaquetas 33,3%, um número importante que só confirma o perfil do hospital analisado, sendo referência a atendimentos a pacientes oncohematológicos e a transplante de medula óssea do interior do RJ. O setor hospitalar predominante de solicitações foi UTI Adulto, algo esperando, devido ao grau de gravidade dos indivíduos, seguido dos setores de Enfermarias 28,6%, Oncologia/Day 6,10%, Centro Cirúrgico 5%, Uti Neo 4,70% e TMO 4,40%. O tipo sanguíneo ABO predominante dos hemocomponentes utilizados foi: O+ 41,6% e A+ 32%, seguido dos demais grupos, B+ 11%, O- 5,5%, A- 5,2%-, AB+ 3%, B- 1,20% e AB- 0,3%. O conhecimento do Sistema ABO e Rh é de grande importância transfusional pois diante da demanda temos como trabalhar junto a captação das unidades de abastecimento. A idade dos indivíduos foi caracterizada nas seguintes faixas etária: Jovens até 19 anos, Adultos de 20 a 59 anos e Idosos acima de 60 anos e verificou-se que predominou idosos acima de 60 anos representando 60% dos indivíduos, seguido de adultos entre 20 a 59 anos.
ConclusãoA pesquisa proporciou um olhar mais crítico sobre a importância da perfilização das hemotransfusões realizadas na agência transfusional a fim garantir o abastecimento de estoque de hemocomponentes na unidade e seu gerenciamento de uma forma mais eficaz, assegurando a qualidade nos serviços prestados e principalmente a segurança na rotina transfusional.