Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S512-S513 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S512-S513 (Outubro 2022)
Open Access
O USO DO QR CODE PARA NOTIFICAÇÕES DE INCIDENTES E NÃO CONFORMIDADES
Visitas
517
LFF Dalmazzo, CAHT Alves, RC Trabanca, EC Gonçalves, ACCC Azevedo, VM Oliveira, TS Claudio, LSM Oliveira, GD Sobral
Grupo GSH, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Introdução

Incidentes: são eventos ou circunstâncias que poderiam resultar, ou resultaram, em dano desnecessário ao doador ou paciente. Há 4 grupos de incidentes: Circunstância de Risco, Quase Erro, Evento com Dano e Evento Sem Dano. Para garantir a segurança dos seus doadores e pacientes, o Grupo GSH, Acreditado nível Diamante pelo Programa Qmentum International, atende as Práticas Organizacionais Obrigatórias do Programa elegíveis aos Serviços de Hemoterapia, dentre elas a ROP 1 - Notificação de Eventos. Diante do avanço da tecnologia, visando aumentar a abrangência do acesso ao fluxo de notificação e otimizar o processo, o Grupo disponibilizou aos colaboradores, com apoio do Time da Qualidade GSH, o fluxo de notificação via QR Code, possibilitando um acesso rápido para o registro pelos smartphones.

Objetivo

O estudo tem como objetivo demonstrar a implantação do QR Code como ferramenta para notificação pelos colaboradores do Grupo GSH para o fortalecimento da cultura de segurança, bem como melhoria dos processos.

Método

Para desenvolvimento deste artigo foram utilizados dados coletados do sistema AS Interact, identificando as notificações via QR Code através do preenchimento do campo “Ocorrência aberta via Forms pela Equipe? ”no formulário eletrônico.

Resultados

Quando observado o período (agosto/21 a junho/22) de implantação da notificação via QR Code evidenciou-se que em média 16%, foram realizadas através do QR Code. Ressaltando o aumento da adesão das notificações via QR Code de 25% a 30% no quantitativo mensal das notificações do Grupo GSH dos meses de janeiro a maio de 2022.

Discussão

No Grupo GSH pode-se registrar as ocorrências através do formulário de notificação manual e depositar na urna, pelo QR Code para preenchimento eletrônico disponível em cada unidade e direto no sistema SA. As notificações são analisadas pelo Diagrama de Ishikawa para Investigação do caso e tratadas conforme proposto no Plano de Ação, criando ações corretivas e barreiras preventivas. O desfecho ocorre após a verificação da efetividade analisada pelo próprio notificante, fortalecendo assim o fluxo e evitando as reincidências. No segundo semestre de 2021 foi criado o formulário de notificações em formato eletrônico utilizando o Forms via QR Code. O Time da Qualidade GSH, treinou os gestores na criação do formulário das unidades, bem como a geração do QR Code e do link para os colaboradores realizarem as notificações. O formulário de notificação eletrônico contém os mesmos campos do formulário físico com preenchimento obrigatório e o campo “autor da notificação”é opcional, assim o colaborador não precisa se identificar. Após a notificação realizada pelo colaborador via QR Code o gestor local receberá as notificações de sua unidade via e-mail e realizará o registro no sistema SA.

Conclusão

Com base na análise de dados observou-se que houve aumento da adesão do QR Code para notificação no Grupo GSH. O suporte realizado pelo Time da Qualidade e o trabalho junto com os gestores das unidades sobre a importância da notificação, bem como o acesso rápido dos colaboradores para o registro via QR Code contribuem para melhoria contínua dos processos fortalecendo a cultura de segurança no Grupo GSH.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas