Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S700 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S700 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA CONTATAR DOADORES FENOTIPADOS NO HEMORIO
Visitas
208
PC Silva, IAC Cabral, KO Santanna, KC Nunes, MAR Mello, RSC Ribeiro, VR Andrade
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

Refletir sobre as questões que atravessam a fidelização dos doadores fenotipados a partir do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Materiais e métodos

Levantamento de dados quantitativos do setor,  pesquisa e análise bibliográfica acerca do tema, em uma abordagem quanti-quali analisada através do método marxista.

Resultados

Em relação ao uso da tecnologia, há dificuldades relativas a contatos repetidos com alguns doadores, pois os candidatos à doação encontram-se em diferentes listagens disponibilizadas ao setor. Ressalta-se também que as mudanças constantes dos contatos dos doadores e a não atualização cadastral, ocasionam prejuízos para organização do trabalho. O uso do aplicativo WhatsApp no Hemorio, para contato com os doadores, é recente. A comunicação sempre ocorreu através de ligações telefônicas e envio de e-mails. Ainda que este recurso tenha facilitado a interlocução com os doadores, apontamos que a utilização de mensagens temporárias por parte destes, impacta no registro das informações, visto que com a confirmação do comparecimento, a equipe organiza o acompanhamento do doador, garantindo sua prioridade no processo. A partir de março de 2023, implementa-se definitivamente o uso do aplicativo, alcançando um total de 429 contatos.

Discussão

Há pessoas que fazem tratamento para determinadas patologias que necessitam de transfusão de sangue frequentes, tornando cada vez mais difícil encontrar um doador compatível. A fenotipagem refere-se a uma testagem mais ampla dos vários grupos sanguíneos (A, B, AB e O), considerando as proteínas presentes em cada hemácia. O laboratório de imunogenética é o responsável por mapear os doadores compatíveis, cabendo ao setor de captação convocá-los. Frente à nova realidade imposta pela pandemia, a utilização de meios tecnológicos para o exercício profissional do Serviço Social configurou uma intensificação do processo de trabalho por meio de atividades remotas, considerando que não se deve perder de vista as intencionalidades das ações, mas agregar novas possibilidades ao trabalho e utilizá-la como meio para alcançar as finalidades das demandas no cotidiano profissional. Nesse contexto, os assistentes sociais podem utilizar as TICs para potencializar sua atuação junto às expressões da questão social apropriando-se desse recurso para aperfeiçoar as competências e habilidades no âmbito de sua atuação.

Conclusão

O uso das TICs ampliou as possibilidades de contato e convocação com os doadores personalizados para pacientes específicos. Além disso, auxilia na criação de vínculo e na fidelização do doador, aumentando as possibilidades de tratamento para o paciente.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas