Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S699-S700 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S699-S700 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
DOA+: UMA INICIATIVA PARA O AUMENTO DE DOAÇÃO DE SANGUE NO BRASIL
Visitas
200
JTS Moura, GA Silva, AHL Aguiar, MJPO Sarmento, ET Oliveira, AGM Guimarães, DL Sarmento
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivos

Aumentar a doação de sangue no Brasil por meio da plataforma DOA+.

Material e métodos

O aplicativo foi idealizado para que os doadores e possíveis doadores possamrealziar o cadastro e assim aumentar o estoque nos bancos de sangue de todo o país. O DOA+ tem por intuito beneficiar os doadores assíduos com descontos em impostos, para tanto faz-se necessário parceria publico-privada. O fator motivador para os cadastrados no DOA+ é que a cada doação realizada, ele receberá um total de pontos. Esses pontos serão convertidos em descontos, cada doador só poderá realizar três doações por ano e os descontos só serão aplicados em contas que constem o mesmo como titular.

Resultados

Foram  registrados em território nacional campanhas locais que surtiram efeitos significativos, mas sem uma abrangência nacional. O Estado de São Paulo tem uma legislação estadual que permite que doadores de sangue paguem meia-entrada em cinemas, teatros, estádios esportivos e outros eventos culturais e esportivos. Os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Paraná, Bahia e Pernambuco.

Discussão

Até setembro de 2021, diversos estados brasileiros implementaram ou haviam realizado campanhas que concediam benefícios aos doadores de sangue, como descontos em eventos culturais e de entretenimento. O Estado do Rio de Janeiro criou uma lei que permitia meia-entrada em cinemas, teatros e outros locais de lazer para doadores. São Paulo também aprovou uma lei semelhante, estendendo a meia-entrada para cinemas, teatros, estádios e outros eventos culturais e esportivos. Minas Gerais e outros estados adotaram a iniciativa de proporcionar descontos em ingressos de cinema e eventos culturais para doadores. No Distrito Federal, a iniciativa “Doador Legal” garantiu meia-entrada em eventos culturais aos doadores. Em cidades como Curitiba, no Paraná, foram realizadas campanhas de desconto em ingressos para cinema e eventos relacionadas à doação de sangue. Bahia e Pernambuco também ofereceram benefícios semelhantes, promovendo descontos em eventos culturais e esportivos para doadores, em cidades como Salvador e Recife, respectivamente. No entanto, a aplicação e continuidade dessas campanhas podem variar conforme a gestão local e o contexto temporal.

Conclusão

Estima-se que com o DOA+ as doações sejam mais significativas. O intuito do aplicativo é incentivar e bonificar os doadores para que os bancos de sangue de todo o Brasil fiquem com o contigente necessário para o bom funcionamento das intituições e procedimentos que necessitam de bolsas sanguineas. A ideia torna-se inovadora e viável uma vez que cogita-se a possibilidade de parcerias publico-privada que tenham relevancia nacional e assim, consequentemente, aumentem a doação de sangue em todo o território nacional. Assim sendo, o DOA+ apresenta-se como uma solução para a problemática de doação de sangue no Brasil.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas