
A formação profissional desempenha papel fundamental na qualidade dos exames laboratoriais e a atuação do profissional de nível técnico se mostra salutar para o mercado. No entanto, a oferta de formação específica para profissionais de nível técnico nessa área é limitada. O curso técnico possibilitao desenvolvimento de competências que habilitam o técnico em análises clínicas a oferecer suporte qualificado nas fases do processo: pré-analítica, analítica e pós-analítica.
Materiais e métodoPara preencher a lacuna mercadológica, a oferta do curso técnico em análises surge como uma solução. Ao operacionalizar o curso nota-se a relevância do curso desenvolvercompetências, habilidades, atitudes e valores, por meio de vivência de laboratório, manuseio de equipamentos, preparo de reagentes,execução de práticas, experimentações e visitas técnicas. O curso técnico em análises clínicas oferecido pelo Senac abrange uma formação completa, incluindo coleta e preparo de amostras biológicas, operação da fase analítica, controle de qualidade, gestão administrativa, atendimento humanizado, transporte e conservação de amostras, além do gerenciamento de resíduos. Durante o desenvolvimento das operações analíticas, o técnico em formação percorre as análises hematológicas, bioquímicas, imunológicas, microbiológicas, parasitológicas, de urinálise, fluído seminal entre outros materiais. Durante a formação, o aluno entra em contato com as análises moleculares. Um diferencial importante é a oportunidade de vivenciar programas de gestão em análises clínicas, permitindo que os alunos acompanhem todo o fluxo de exames no laboratório, desde o cadastro do paciente até a emissão do laudo, após a liberação pelo profissional responsável.
Resultado e ConclusãoEm conclusão destaca-se a relevância do profissional técnico nesse contexto e a importância de investir em sua capacitação para garantir a qualidade dos resultados laboratoriais. Após a oferta dos cursos e formação de profissionais foi possível observar o crescente aumento da procura deste profissional pelos laboratórios de análises clínicas que relatam a importância de qualificação técnica para a otimização dos processos laboratoriais, resultando em uma operação mais eficiente e econômica, além do fato de que setendo um profissional de nível técnico exercendo a função técnica diminui o turn-over da equipe impactando em menos custo.