Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1044 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1044 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS EM HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA EM UM CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS
Visitas
256
MPG Finati, LRZDC Doneda, PEC Duran, AOP Vieira
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução e objetivo

O hemograma é um dos exames laboratoriais mais solicitados para apoiar e acompanhar o diagnóstico e evolução de diferentes patologias. As fases pré-analítica e analítica desempenham papéis fundamentais na qualidade dos resultados dos exames laboratoriais aumentando a segurança do diagnóstico e é neste contextoque a formação e atuação do profissional de nível técnico se faz presente. A formação específica para profissionais de nível técnico, como técnico em laboratório ou técnico em análises clínicas, é escassa. Diante de tal necessidade, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência da formação de competências essenciais em hematologia e imunologia em um curso técnico em análises clínicas que habilitem este profissional para o apoio qualificado nas rotinas laboratoriais.

Materiais e métodos

O curso está organizado em unidades curriculares as quais contemplam a abordagem por competências integradas à concepção do aluno como sujeitoprotagonista do processo de ensino-aprendizagem. Em função disso, a práticapedagógica é desenvolvida de maneira a propor situações que possibilitem oexercício efetivo da competência a ser desenvolvida. A atuação do profissional técnico em hematologia e imunologia na rotina laboratorial permeiadesde atividades administrativas até o apoio direto ao preparo de amostras biológicas e insumos, operação dos equipamentos de automação bem como manutenção, calibração e reposição de reagentes.

Resultado e Conclusão

Em um contexto acadêmico, a integração entre hematologia e imunologia é fundamental para a formação de profissionais da saúde. Nesse sentido, são utilizadas metodologias ativas para as situações de aprendizagem para o desenvolvimento das competências essenciais para coleta e confecção de extensão sanguínea para exame, técnicas de coloração de células em lâminas, estudo da morfologia das células sanguíneas, observação de eritrócitos e leucócitos em câmara de Neubauer e prática de exames imunológicos (antígeno-anticorpo, imunocromatografia, precipitação e titulação). Desta forma, os estudantes vivenciam as rotinas laboratoriais alinhando a teoria à prática contemplando um perfil do egresso que atenda às necessidades do mundo do trabalho.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas