Objetivo: Analisar as estratégias adotadas na captação de doadores de sangue quanto ao uso do marketing e mídias para fidelizar doadores e manter estoques de sangue em Hospital Universitário de alta complexidade no primeiro semestre de 2020. Métodos: Realizado um estudo de coorte dos doadores de sangue que compareceram no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) no período de 1 de janeiro de 2020 à 1 de junho de 2020. Avaliamos o tipo de abordagem, a comunicação utilizada, respostas das ações realizadas no período das campanhas através telefonemas e de mídias (rádio, tv, jornal, Intranet, Facebook, whatsapp, SMS e-mail, Instagram), acolhimento de grupos de empresas parceiras, grupos religiosos, familiares de pacientes e grupos voluntários, visando suprir os estoques de hemocomponentes no Banco de Sangue. Resultados: Recebemos nesse período 8387 doadores, totalizando 6422 doações efetivas. Nossos números de coletas de sangue total 5637 (67%), plaquetas por aférese 741(9%), hemácias por aférese 44(5%). Obtivemos uma resposta através de email de (8,35%), telefone e whatsapp, SMS (15,37%), através de marketing interno pré cirúrgico e abordagens de profissionais com folder (22,27%), de mídias Facebook, Instagram e Intranet (13,16%), agendamento de grupos (5,19%) e doadores voluntários (39,80%). Observamos um aumento expressivo de (32%) no número de doadores nas semanas que utilizamos a ferramenta TV e rádio para veiculação da informação. Discussão: A comunicação é a principal estratégia no processo de Captação. O convite, acolhimento, campanhas e estratégias educativas associados ao Marketing são fundamentais para a Captação e presença constante de doadores, que tem como objetivo tornar a ação parte de hábitos e valores da população. As parcerias que auxiliam na divulgação do ato de doar impulsionam a informação e a estrtégia visual tem um alcance considerável. Devemos observar o que motiva o doador à doação e conhecer e avaliar as estratégias utilizadas. Conclusão: O uso da mídia digital pessoal, por meio de e-mails e de telefonemas, audiovisual e parcerias, possibilita novos registros de doações, além de ser uma ferramenta de marketing organizacional de resposta rápida, grande alcance e custo baixo, é uma ferramenta pontual. A criatividade e bom atendimento ao doador é uma estratégia eficaz na fidelização e necessita da capacitação e da boa vontade dos profissionais envolvidos no processo.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais