Objetivo: Analisar o impacto da utilização da ferramenta de agendamento on line, estratégia adotada para organização no atendimento à doadores de sangue, analisar a agilidade, absenteísmo e a adesão da população ao agendamento visando não aglomeração de pessoas durante a Pandemia e manter os estoques de hemocomponentes supridos. Métodos: Realizado um estudo de coorte dos agendamentos no período de 01 de março de 2020 à 30 de junho de 2020 e comparado com mesmo período do ano de 2019. Observamos o quantitativo de doadores que agendaram × que compareceram no Hospital de Clínicas de Porto Alegre para realizar sua doação. Foi implementado a ferramenta de agendamento on line visando aumentar a segurança nesse momento de preocupação com a Pandemia COVID-19 sendo disponibilizado através de um link para agendamento com hora marcada – 50 horários de agendamento da doação durante a semana e 40 horários para agendamento no sábado. Houve ampliação no horário de atendimento visando um espaçamento maior entre um atendimento e outro. Essa informação foi disseminada através de mídias (rádio, TV, Jornal, Intranet, Facebook, Instagram), mensagens por envio de e-mail, envio de whatsapp e por telefonemas. Resultado: Em relação ao total de doadores no período, o número de doadores em 2019 (4486) foi bastante similar ao observado em 2020 (4517). O percentual de doadores efetivos (que doaram sangue ao fim do processo de triagem) também foi comparável entre os anos (2019 – 82,08% × 2020 – 82,47%; p=0,64). Entretanto o percentual de doadores agendados foi significativamente superior no ano 2020 em comparação com os agendamentos do ano anterior, que eram realizados por telefone (9,6%×61,7%; p<0,0001). Também foi observado que os doadores agendados por via online tinham menor taxa de absenteísmo do que os agendados por telefone (59,1%×48,2%; p<0,0001). Discussão: A organização do processo e adoção de ações para adesão dos doadores se deu através da informação e educação contínua para mudança de cultura no ato de doar. O agendamento on line visa agilidade, ou seja, um atendimento mais seguro e sem aglomeração, mas traz algumas vulnerabilidades no que diz respeito a tempo de atendimento e treinamento de equipe. Conclusão: O uso da ferramenta do agendamento on-line foi muito importante para mantermos o estoque de hemocomponentes e o atendimento da demanda de transfusões do hospital. Oportunizou a adaptação necessária para que a equipe pudesse adequar ao acolhimento de doadores em consonância com os padrões de seguridade exigidos pelo Ministério da Saúde a partir da pandemia por COVID-19. Essa ferramenta, mostrou-se efetiva e de fácil adaptação para a população em estudo, a adesão ao novo modelo de agendamento foi aceita, pois observamos que 40% (2827) dos doadores que compareceram ao Banco de Sangue estavam agendados. Com a ampliação do agendamento on-line diminuímos os riscos de aglomeração e contaminação de doadores e colaboradores.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais