Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 3043
Acesso de texto completo
MULTIPLICANDO VIDAS: A EDUCAÇÃO COMO PONTE ENTRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O ATO DE DOAR SANGUE
Visitas
80
EJ dos Santos, SM Mauricio
Hospital da Mulher, Salvador, BA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

Diante dos desafios recorrentes enfrentados pelas unidades de hemoterapia quanto à manutenção adequada dos estoques de hemocomponentes, sobretudo em períodos de baixa adesão à doação, torna-se essencial o desenvolvimento de estratégias educativas e de mobilização social. Essa necessidade está alinhada com as diretrizes da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, que preconiza ações voltadas à promoção da doação voluntária e habitual de sangue como parte das responsabilidades do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2014). Com base nessa diretriz, surgiu no ambiente hospitalar a iniciativa “Multiplicadores de Vida”, um projeto idealizado pela coordenação do Aprimoramento do Hospital da Mulher com o propósito de conscientizar e engajar aprimorandos (profissionais recém-formados na área da saúde, que estão vivenciando sua primeira experiência profissional em sua respectiva área de formação) na prática da doação voluntária de sangue.

Descrição do caso

Trata-se de um projeto educativo e de incentivo à doação de sangue, realizado semestralmente. A cada semestre, os aprimorandos participam de uma atividade estruturada em dois momentos: uma aula teórica e uma ação prática. A aula teórica: Realizada pelo coordenador Biomédico da Agência Transfusional do hospital com foco no ciclo do sangue, mitos e verdades sobre a doação, critérios de elegibilidade e a importância social da doação de sangue. E a Ação prática: Após a atividade teórica, os aprimorandos são acompanhados até a unidade da Fundação HEMOBA para realizar a doação de sangue, vivenciando na prática o processo e sua importância. Os aprimorandos são incentivados a replicar o conhecimento adquirido entre colegas, familiares e em suas áreas de atuação, promovendo uma cultura de doação voluntária.

Conclusão

Desde sua implantação, o projeto “Multiplicadores de Vida” apresentou impactos positivos tanto quantitativos quanto qualitativos. Ao longo dos ciclos semestrais, observou-se um aumento progressivo na adesão dos aprimorandos à doação voluntária de sangue. Em muitos casos, os participantes realizaram sua primeira doação durante a atividade prática, vencendo receios e desinformações previamente existentes.

Texto Completo

Referências:

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_sangue_componentes_hemoderivados.pdf. Acesso em: 11 ago. 2025.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas