
Relatar um caso de Mieloma Múltiplo em resposta parcial muito boa, com cariótipo complexo, o qual evoluiu com acometimento de músculo peitoral maior, diagnosticado no Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
MetodologiaRevisão sistemática de prontuário, após autorização do paciente.
Relato de casoSexo feminino, 51 anos, previamente hipertireoidea, diagnosticada com Mieloma Múltiplo IgA/lambda, cariótipo 46,XX, em 2019. Apresentava plasmocitoma sacral, além de anemia e lesões líticas, sendo submetida ao protocolo CTD e dez sessões de radioterapia. Após protocolo inicial, paciente atingiu resposta completa, porém, falhou na mobilização para transplante de células tronco hematopoéticas. Em novembro de 2021, foi detectado recaída de doença no contexto de anemia e novas lesões ósseas líticas vertebrais; a avaliação citogenética revelou cariótipo complexo com deleção do 17p. Foi submetida ao esquema VCD e, após 04 ciclos, encontrava-se em resposta parcial muito boa. Internou em maio de 2022 com quadro de dor, edema e hiperemia de mama esquerda, associado a edema do membro superior ipsilateral, com restrição de abdução. Realizado biópsia de lesão que demonstrou neoplasia indiferenciada. O estudo imunohistoquímico revelou infiltração do músculo peitoral por plasmócitos.
DiscussãoMieloma Múltiplo é uma neoplasia de células plasmáticas, as quais secretam imunoglobulina monoclonal na maioria dos casos; apenas 2% dos casos acomete indivíduos com menos de 40 anos de idade, cursando com piores desfechos nesta população. O quadro clínico é variável, podendo apresentar anemia sem outras causas justificáveis, injúria renal, lesões ósseas líticas, além de hipercalcemia. Acometimento muscular é um evento considerado raro; em sua maioria acomete pacientes com cariótipo complexo, sem tratamento específico descrito. Apesar de novas terapias já disponíveis, o transplante de células tronco hematopoéticas ainda é considerado parte crucial da proposta terapêutica, com ganho de sobrevida livre de progressão, além de ganho na sobrevida global.
ConclusõesMieloma Múltiplo é uma doença hematológica rara, que pode acometer diversos tecidos como manifestação extra medular. Pacientes com cariótipo complexo, incluindo deleção do 17p, tendem a desfechos desfavoráveis, inclusive com infiltração extramedular rara. É indispensável a interação clínico-laboratorial para maior acurácia no diagnóstico e tratamento direcionado.