Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S594 (outubro 2022)
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S594 (outubro 2022)
Open Access
MAPA DA MINA: AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO ATRAVÉS DO USO DE ATIVIDADE LÚDICA E INTERATIVA
Visitas
829
LFB Botelho, KJS Andrade
Universidade Federal da Paraíba (UFPb), João Pessoa, PB, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Introdução

A avaliação formativa em medicina deve envolver a percepção sobre diferentes habilidades e competências a serem desenvolvidaspelos discentes durante o processo ensinoaprendizagem. Para atender esse objetivo, há a necessidade de utilizar métodos avaliativos diferenciados,adaptados à necessidade de cada contexto educacional.

Objetivos

Relatar a experiência de docentes, monitores e discentes na aplicação de avaliaçãointerativa do módulo de Hematologia.

Material e Métodos

A avaliação consistiu em um jogo chamado “Mapa da Mina”, do qual participaramos alunos matriculados no módulo de Hematologia, divididos em quatro grupos supervisionados por quatro monitores do módulo. O objetivodo jogo era responder, a partir da discussão entre os participantes do grupo, uma questão acerca dos temas estudados, em nível crescente dedificuldade, para ter acesso às instruções. Cada instrução continha um enigma a ser desvendado que indicava o próximo local onde os alunos poderiamresponder uma nova questão avaliativa, até chegar à última fase do jogo, que conferia acesso ao local do “tesouro”. A nota foi calculada combase no desempenho do grupo na resposta das questões propostas.

Resultados

A avaliação permitiu uma análise a respeitodas habilidades dos discentes em identificar desafios e aplicar o conhecimento para resolvê-los, com a discussão coletiva centrada na aquisição eseleção de informações pertinentes. Para os alunos, destacou-se a realização de uma avaliação de forma dinâmica, diminuindo a ansiedade e desconfortoassociados à avaliação formal. Os monitores, inseridos no processo avaliativo como ferramenta de iniciação à docência, puderam refletiracerca da importância de identificar diferentes métodos, seus benefícios e desvantagens, para melhor se adequar às necessidades do ensino médico.

Conclusão

O uso e adaptação de métodos de avaliação alternativos à prova escrita tradicional, no ambiente da formaçãomédica, apresentam benefícios para docentes, discentes e monitores. Os relatos de vivências que evidenciam exemplos de métodos avaliativos queobtiveram êxito em seu objetivo são necessários para ampliar as possibilidades já existentes no meio acadêmico.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas