Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1078 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1078 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
LIGA ACADÊMICA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DA UFTM: DOZE ANOS DE CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE
Visitas
347
PHG Armani, ANE Sato, MBC Mascarenhas, MC Queiroz, DPM Resende, LLPE Silva, I Zampieri, MHG Matheus, TI Egilio, SS Silva
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

As ligas acadêmicas são oportunidades singulares para o desenvolvimento de atividades extracurriculares focadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, colaborando positivamente na formação dos acadêmicos. A Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia da UFTM (LAHH-UFTM) tem essa proposta, com atividades direcionadas à educação em saúde, pesquisa científica e promoção da saúde na comunidade. Ademais, oferece aos alunos um contato com a prática de Hematologia e Hemoterapia, já nos anos iniciais de sua formação, possibilitando experiências multidisciplinares com diferentes profissionais.

Objetivos

Relatar as atividades da LAHH-UFTM entre os anos de 2012 e 2024 e destacar sua importância para o meio acadêmico e comunitário.

Materiais e métodos

Trata-se de um relato de experiência das ações desenvolvidas pelos membros da LAHH desde sua implantação. Atualmente, a liga é composta por 9 coordenadores discentes e 24 ligantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Medicina. O programa é desenvolvido em reuniões quinzenais, abordando módulos como Hemoterapia, Anemias, Hemostasia e Onco-Hematologia. Durante os encontros, são realizadas aulas teóricas e práticas e elabora-se temas para projetos comunitários.

Discussão

Anualmente, a LAHH-UFTM realiza um simpósio aberto à comunidade acadêmica para informar sobre temas importantes em hematologia e hemoterapia e selecionar futuros ligantes. Entre 2012 e 2020, os principais projetos foram “Doadores do Futuro”, realizado em escolas de primeiro e segundo grau para conscientização sobre a doação de sangue, e “Anemia Ferropriva”, também com caráter de conscientização em escolas. Em março de 2020, as atividades da liga foram paralisadas devido à pandemia da Covid-19 e à suspensão das atividades acadêmicas. Em 2021, iniciou-se um plano de retomada das ações com uma nova coordenação, e um novo ciclo de aulas começou em abril de 2022. Desde então, a LAHH participou de eventos em parceria com Centros Acadêmicos dos cursos da área da saúde e com a universidade, incluindo a campanha “SUS todo dia, em todo lugar: 34 anos em defesa da vida”, na qual expôs a importância da doação de sangue e medula à população local, e um stand na Feira de Profissões da UFTM, onde apresentou suas atividades a alunos da educação básica de Uberaba e região. Em outubro de 2023, membros da coordenação da liga compareceram ao Congresso Nacional de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO) em São Paulo. Participaram de uma competição promovida pelo Sangue Jovem sobre inovações em saúde na terapia celular.

Conclusão

A LAHH-UFTM, entre 2012 e 2024, mostrou-se essencial para a formação dos alunos, oferecendo experiências práticas e multidisciplinares. Suas atividades, desde projetos em escolas até a participação em congressos, destacam seu impacto positivo na comunidade e na educação em saúde. A retomada das ações pós-pandemia reafirma seu compromisso com a educação, pesquisa e extensão. Em suma, a LAHH tem sido uma plataforma eficaz para o desenvolvimento profissional dos estudantes e a promoção da saúde na comunidade.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas