Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S148-S149 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S148-S149 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ITINERÁRIO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME POEMS E O IMPACTO NA SOBREVIDA DO PACIENTE: UM RELATO DE CASO DE DIFÍCIL DIAGNÓSTICO NA PRÁTICA CLÍNICA
Visitas
304
JIOD Santosa, JVC Machadob, JO Vieiraa,b,c, MFH Costaa,b,c, ASA Silvac, PBT Ernestoa, LEL Leitea, RIN Rochaa, MCMC Limab, WAPA Júniora
a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
b Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
c Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

A Síndrome POEMS, ou mieloma osteoesclerótico, resulta de distúrbio clonal de células plasmáticas. É uma doença rara, com 0,3 casos por 100.000 habitantes. Caracteriza-se por polirradiculoneuropatia, organomegalia, endocrinopatia, alterações cutâneas e hematológicas.

Objetivo

Relatar a dificuldade diagnóstica da Síndrome POEMS e o impacto na sobrevida do paciente.

Relato de caso

Mulher, 57 anos, admitida com quadro de parestesia em pododáctilos bilateral e lesões eritematosas em tronco e membros, com início em fevereiro de 2019. Em agosto/2021 (1ª consulta com neurologia) realizou eletroneuromiografia (ENMG) de membros inferiores (MMII) compatível com polineuropatia. Iniciou pregabalina e duloxetina. Em outubro/2021, houve piora do quadro neurológico inicial, associado à diminuição de força em MMII. Realizada punção de liquor cefalorraquidiano (LCR) e nova ENMG, sugestivos de Polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória crônica (PIDC), evoluindo com melhora após pulsoterapia com metilprednisolona. Em março/22, paciente apresentou nova recaída neurológica, apresentando-se com instabilidade de marcha, compatível com “marcha do pé caído”. Entre maio e outubro/22 fez corticoidee imunoglobulina com piora da fraqueza dos MMII, parestesias distais em MMSS, disfonia, sarcopenia e dispneia aos esforços, além de vários hemangiomas cutâneos. Vitamina b12 > 300 pg/mL, bem como exames sorológicos e marcadores de autoimunidade negativos. A RNM demonstrou discopatia torácica difusa sem compressão, e hemangioma no corpo vertebral de T4. USG com hepatoesplenomegalia, pólipos na vesícula biliar, nódulos TIRADS-2 em lobo direito, e TIRADS-4 em lobo esquerdo, linfonodomegalia com espessamento cortical no nível II à esquerda, e nervos tibiais e ulnares difusamente espessados bilateralmente. A Tomografia com lesões osteoblásticas em L3 e S1, acometimento em mosaico e vidro fosco pulmonar, e esplenomegalia homogênea. PET-CT observou-se lesão esclerótica de ilíaco direito e sacro, sem hipermetabolismo glicolítico. Ainda com polineuropatia desmielinizante sensitivo-motora. BMO 10-20% de plasmócitos, mas sem clonalidade. LCR com aumento da fração β-1, gama e IgG. Imunofixação de proteínas séricas com componente monoclonal IgA lambda.TTRvpara amiloidose e painel genético para porfiria aguda negativos. Suspeita diagnóstica de POEMS e iniciado quimioterapia bortezomibe, ciclofosfamida, dexametasona. Após 4 ciclos, houve melhora moderada das alterações neurológicas e ganho importante na realizaçãode suas atividades básicas de vida. Houve melhora também dos hemangiomas cutâneos. Em programação para TMO autólogo em 1ª linha.

Discussão

A Síndrome POEMS acomete mais homens (1,4:1), idade entre 45-50 anos. A cadeia lambda está envolvida em 95% dos casos e a pesada, IgA ou IgG. Frequentemente, em razão da sua complexidade, esta patologia é conduzida PIDC, com impacto negativo na sobrevida e funcionalidade dos pacientes.

Conclusão

Trata-se uma mulher de 57 anos, com alteração neurológica incapacitante, sendo conduzida como PDIC por 03 anos, apresentando-se com alterações neurológicas irreversíveis em sua maioria. Dessa forma, observa-se que o diagnóstico precoce da Síndrome POEMS é fundamental e impacta diretamente no prognóstico do paciente, com comprometimento da funcionalidade, da prática laboral e do convívio social.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas