
A Leucemia/Linfoma de Células T do Adulto (ATLL) é uma doença linfoproliferativa crônica maligna (DLPC) que acomete linfócitos TCD4+ maduros apresentando patogênese peculiar estando etiologicamente relacionada ao Vírus Linfotrópico de Células T Humano (HTLV-1). O diagnóstico de ATLL baseia-se na caracterização de neoplasia de células T maduras por meio da avaliação morfológica e imunofenotípica do sangue periférico, relacionado à positividade sorológica ou molecular para HTLV-1.
ObjetivosA avaliar o perfil citomorfológico e imunofenotípico de pacientes diagnosticados com ATLL.
MetodologiaForam coletados 5 mL de SP em tubos de vidro Vacutainer com EDTA potássico de 20 pacientes com ATLL e analisados através dos exames hematológicos e imunofenotipagem por citometria de fluxo com um painel de anticorpo monoclonais conjugados a fluorocromos e específico para DLPC. A análise citomorfológica e a contagem diferencial dos leucócitos foram realizadas em distensões de sangue periférico coradas pelo método de Leishmann.
Resultados e DiscussãoDos 20 pacientes avaliados e diagnosticados com ATLL, a faixa etária variou de 31 a 76 anos com média de 47,8 anos de idade. Desses, 8 (42,1%) eram do sexo masculino e 11 (57,9%) do sexo feminino. Nos pacientes femininos, a idade variou de 31 a 76 anos (média de 45,8 anos); nos pacientes masculinos, de 35 a 66 anos (média de 53,3 anos). Na análise da imunofenotipagem dos pacientes observou-se um perfil de DLPC-T com positividade ao antígenos Pan-T CD5, CD2, CD3, TCR-α/β associado ao CD38, CD25 e HLADR, com CD3+/CD4+ na maioria dos pacientes. Apenas um paciente apresentou dupla positividade CD4+/CD8+ e outros 3 tiveram o fenótipo CD3+/CD8+.
ConclusãoEstes dados mostram a importância das análises de imunofenotipagem por citometria de fluxo nos pacientes com suspeita de ATLL.