
O sistema hematológico compreende o sangue, a medula óssea e o sistema reticuloendotelial. É composto de plasma e várias proteínas, como albumina, globulina, fibrinogênio e outros fatores necessários para a coagulação, assim como eletrólitos, produtos residuais e nutrientes de diversos tipos de células como os eritrócitos, leucócitos e trombócitos. A Leucemia Mieloide Aguda (LMA) resulta em um defeito na célula-tronco hematopoiética proliferando células indiferenciadas de maneira desordenada e competitiva, terminando por substituir toda a linhagem nobre da medula óssea.
ObjetivoDescrever um relato de caso sobre um paciente pediátrico diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda secundária a Síndrome Mielodisplásica internado em um Instituto Estadual de referência em Hematologia no Rio de Janeiro (capital) e traçar um plano de cuidados de enfermagem direcionado para este caso específico.
MetodologiaO referido estudo é um relato de caso e as informações foram obtidas por meio da análise do prontuário no período de 16/04/2022 a 29/04/2022 e exame físico realizado no paciente nos dias 18 e 22/04/2022.
ResultadosAo realizar o exame físico a paciente apresentou: 40 kg, 1,45 cm, bom estado geral, corada, hidratada e afebril; sem adenomegalias; orofaringe sem alterações; murmúrios vesiculares sem ruídos adventícios; bulhas normofonéticas sem sopros ou extra-sístoles; abdome flácido, indolor à palpação, sem massas ou visceromegalias; extremidades sem edemas. Com base no histórico e exame físico traçamos os principais diagnósticos de enfermagem: Risco de Infecção relacionado a imunossupressão caracterizado pela alteração na integridade da pele; Hipertermia associada a condições de doença caracterizado por pele quente ao toque e pele ruborizada; Integridade da mucosa oral prejudicada associada a quimioterapia caracterizado pelo desconforto oral, dificuldade para comer; Desobstrução ineficaz das vias aéreas relacionado a secreções retidas caracterizado por ruídos adventícios respiratórios; Risco de desequilíbrio eletrolítico associado ao regime de tratamento caracterizado por ânsia de vômito e Dor Aguda associada a condições de distúrbio imunológico caracterizado a autor relato da intensidade usando a escala de dor. As intervenções de enfermagem que se destacaram referentes aos diagnósticos nesta patologia foram: Supervisão da Pele; Monitorização dos sinais vitais; Aplicação de Calor/Frio; Monitorar atentamente o paciente quanto a sangramentos; Usar escova de dente macia durante a higiene oral; Orientar o paciente e/ou familiares sobre sinais de sangramento e ações apropriadas; Oxigenoterapia; Posicionamento em Fowler; Precauções contra Aspiração; Controle da Diarreia e Náusea com medicamentos prescritos e dieta fracionada; Supervisão e Controle Hidroeletrolítico; Identificação de Risco; Administração de Analgésicos prescritos para controle da dor; Controle do Ambiente para o Conforto e Escuta Ativa.
ConclusãoO estudo de caso nos permitiu como residentes do primeiro ano refletir sobre o quanto é necessário unir a fisiopatologia da doença com a nossa prática baseada em evidências, sustentada pela sistematização da assistência de enfermagem. Além de ter nos ajudado a compreender e estabelecer intervenções que são capazes de melhorar a qualidade dos cuidados prestados a futuros clientes com LMA.