Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S135-S136 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S135-S136 (Outubro 2022)
Open Access
INFILTRAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: DESAFIO TERAPÊUTICO NAS DOENÇAS LINFOPROLIFERATIVAS B CRÔNICAS
Visitas
650
ACP Silva, ERM Neri, MM Garcia, CM Freitas, NN Kloster, ASH Gallotti, G Augusto, P Vicari, IL Arce, VLP Figueiredo
Serviço de Hematologia, Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (HSPE), Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Introdução

O acometimento do sistema nervoso central (SNC) é raro nas doenças linfoproliferativas B crônicas, sendo mais frequente a recaída nos linfomas não-Hodgkin agressivos, porém a era pós Rituximab promoveu um ganho para esse perfil de pacientes.

Objetivo

Relatar o envolvimento de SNC em 04 pacientes com doenças linfoproliferativas B crônicas e indolentes e revisar a literatura.

Relato de caso

Caso 1: Homem, 53 anos, com leucemia linfoide crônica (LLC) Binet A desde 2012 e deleção 17p, apresentou crise convulsiva e rebaixamento neurológico em 12/2021. O liquor mostrou 18,3% de células B CD5+, CD19+, CD200+, recebeu imunoquimio intratecal e ibrutinibe sem resposta, LCR ainda infiltrado. Caso 2: Homem, 56 anos, com LLC Binet A desde 07/2021 evoluiu com abrupta piora cognitiva, RNM encefálica prévia normal, novo exame em 02/2022 mostrou lesões expansivas infiltrativas e nodulares intra-axiais bilaterais, compatíveis com LNHDGCB (BCL-2+, CD20+, c-Myc+, Ki-67+, MUM1+), LCR normal, tratado com metotrexate (MTX) em altas doses, sem resposta. Caso 3: Mulher, 56 anos, com LNH folicular EC IVA em 2019, recebeu 06 ciclos de R-CHOP e manutenção por 02 anos, em remissão clínica. Em 04/2022 cursou com rápido agravo neurológico. A RNM mostrou lesões na substância branca nos hemisférios cerebrais, LCR infiltrado por células CD19, CD23, CD20, CD10 positivas, tratada com Ara C em altas doses, regressão das lesões encefálicas, LCR ainda infiltrado. Caso 4 - Homem, 64 anos, com linfocitose, assintomático desde 2011, IF de SP CD5- CD20+, CD22+, CD79b+, CD200+, evoluiu em 01/2022 subitamente com rebaixamento neurológico, entubado, LCR com 52,8% de linfócitos B CD19+, CD 20+, CD200+. Intercorreu com infecção pelo SARS-Cov 19, complicações clínicas e óbito.

Discussão

O envolvimento do SNC nas doenças linfoproliferativas, tanto na apresentação inicial ou na recidiva, é raro, podendo ser leptomeníngeo disseminado e/ou parenquimatoso. Raramente descrito, o acometimento meníngeo na LLC é objeto de discussão quanto ao impacto prognóstico e ao tratamento. A infiltração do SNC é mais descrita nos linfomas agressivos em cerca de 5% dos casos. Descrevemos 04 casos com envolvimento SNC em patologias de comportamento tipicamente indolente. Lemma et al. exploraram o papel dos marcadores biológicos que podem conferir às células do linfoma tropismo pelo SNC, altos níveis de Integrina alpha 10 e PTEN em amostras de tecido foram associadas a este tropismo, enquanto a expressão de CD44 e caderina-11 parecem ser protetivas, estes dados são preliminares e precisam de validação. A apresentação clínica é heterogênea, desde alteração comportamental, cefaleia, meningismo, hidrocefalia, e hipertensão intracraniana. No tratamento do linfoma primário de SNC o MTX é fundamental, mas ainda não há consenso em relação a profilaxia e ao protocolo padrão nas recaídas. Fica claro que a dose de MTX IT parece insuficiente para tratar as formas parenquimatosas. Quando há envolvimento meníngeo, a via IT pode ser usada, mas os dados sobre os resultados não são conclusivos.

Conclusão

O tratamento dos pacientes que apresentam infiltração SNC permanece um desafio principalmente nos linfomas indolentes, considerando a dificuldade de padronizar tratamento eficaz, de menor toxicidade e a gravidade das sequelas por vezes irreversíveis. O mecanismo associado à invasão e a predileção de alguns casos pelo SNC permanece incerto.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas