Objetivos: O presente trabalho tem por objetivo a analise da relacao entre o coronavirus e a doenca falciforme, no que tange principalmente as crises vaso-oclusivas (CVO), motivo de complicacoes significativas, fazendo-se necessario atendimento medico especializado. Material e métodos: O presente estudo utilizou a plataforma PubMed, conduzindo uma revisao de literatura a partir de pesquisas bibliograficas de artigos publicados em 2020, cuja tematica e a infeccao pelo novo coronavirus em pacientes com anemia falciforme. Resultados: Estudos feitos em 2020 mostraram a correlacao da anemia falciforme com a infeccao pelo COVID-19. Em um deles foram analisados 10 pacientes com eritrocitos falciformes, e desses, 80% nao possuiam evidencia de dano importante a orgaos. 8 pacientes desenvolveram diferentes niveis de dor, indicando que a infeccao pelo coronavirus serviu como um gatilho para a CVO. Observou-se ausencia de dispneia em 70% dos pacientes, mesmo com a presenca de hipoxemia em metade deles. Um paciente com multiplas comorbidades veio a obito e nenhum deles necessitou de admissao em UTI ou ventilacao mecanica. Uma serie de 4 casos demonstrou que todos apresentaram-se a urgencia com graus variaveis de dor, porem nao houve mortes. Ja outro estudo, retratou 10 pacientes com doenca falciforme, e desses, 60% se infectaram pelo COVID-19. Simultaneamente verificou-se febre, dor toracica e tosse seca. Um paciente veio a obito e os demais se recuperaram apos 7 dias de internacao. Discussão: O traco falciforme afeta em media 300 milhoes de pessoas em todo o mundo. Pacientes com anemia falciforme estao incluidos no grupo de alto risco para adquirir SARS-CoV-2 devido a sua baixa imunidade, resultado do hiperesplenismo funcional e vasculopatia sistemica. Esse tipo de anemia apresenta uma patogenese que leva a oclusao de vasos e hipercoagulabilidade, a qual pode resultar em complicacoes graves e falencia de multiplos orgaos, sendo amplificada pela coexistencia da infeccao por COVID-19. No entanto, grande parte dos casos de doenca falciforme apresentados, mostraram uma evolucao favoravel da infeccao pelo novo coronavirus, tendo ocorrido a maioria dos obitos em individuos que possuem concomitantemente multiplas comorbidades. Conclusão: Os resultados reforcaram que a infeccao por COVID-19 pode servir de gatilho para a ocorrencia de CVO em pacientes portadores da HbS, provocando dor em graus variaveis nesses pacientes, em que muitas das vezes, foi o principal motivo do ingresso nos servicos de emergencia.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais