Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S529-S530 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S529-S530 (Outubro 2022)
Open Access
INCONFORMIDADES NO PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO DE HEMOCOMPONENTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Visitas
523
BPJS Santanna, GS Santanna, VC Santos, JJD Santos, LTC Silva, SMG Queiroz, CM Santos, GS Cruz
Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Objetivo

Analisar o preenchimento das solicitações de hemocomponentes no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe.

Material e métodos

Estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa realizada na unidade transfusional do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe no período de setembro de 2019 a julho de 2022. Utilizou-se a Solicitação Nacional de Hemocomponente (SNH) como fonte de dados.

Resultados

Foram solicitadas 7.245 unidades de hemocomponentes com média mensal de 206,08, dentre estas 59,20% foram unidades de concentrado de hemácias, 24,24% plasma, 9,14% concentrado de hemácias filtrados, 5,71% concentrado de plaquetas, 0,88% crioprecipitado, 0,28% concentrado de hemácias lavadas. 45,78% dos hemocomponentes solicitados foram transfundidos, média de 97,56 transfusões mensais. Quando ao preenchimento dos campos obrigatórios, antecedentes do paciente foram os que apresentaram maior percentual de inconformidade, ou seja, sem a informação, 61,99% dos hemocomponente solicitados para pacientes do sexo feminino não continham antecedentes gestacionais; 50,92% não constavam o histórico de reações transfusionais e 32,26% o de transfusões previas. 10,02% das SNH não constavam a indicação e 0,40% apesar de preenchido, estava ilegível, já o campo diagnóstico do paciente, 9,18% das SNH não estavam com esta informação e 0,48% encontrava-se ilegível. Os campos com um menor percentual de inconformidade foram resultados de exames e modalidade da transfusão, os dados não estavam preenchidos em apenas 7,35% e 1,79% das SNH respectivamente.

Discussão

Opreenchimento da SNH é uma conduta médica e precisa ser embasada em critérios de indicação precisos, visto que a hemoterapia não é isenta de riscos. Condições clínicas, como Leucemias, imunodeficiência congênitas, doenças onco-hematológicas, ou histórico de reações transfusionais, exigem cuidados adicionais na hemotransfusão dentre eles desleucocitação, irradiação, lavagem ou mesmo a fenotipagem eritrocitária como parte dos requisitos para segurança transfusional. O diagnóstico e o número de transfusões são dois dos fatores associados a ocorrência de reações transfusionais imediatas.  Dentre as informações mínimas, preconizadas pelo Ministério da Saúde, que devem constar na SNH estão, o diagnóstico e a indicação, modalidade da transfusão, resultados laboratoriais, e antecedentes transfusionais e gestacionais. Estudo realizado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, observou que 88,1% das informações referentes aos antecedentes transfusionais estavam presentes nas SNH, 91,4% estavam com os registros dos dados laboratoriais, 85,5% da modalidade de transfusão, 94,9% da doença de base e 97,6% da indicação clínica. Ratifica-se que tais dados são obrigatórios pois direcionam a conduta a ser adotada pela equipe da unidade transfusional no preparo das bolsas, de forma a reduzir riscos como aloimunização e reações imediata, assegurando dessa forma maior segurança ao ato transfusional.

Conclusão

Evidenciou-se que, no preenchimento das SNH, os antecedentes dos pacientes como transfusões previas, histórico de reações transfusionais e gestacionais, foram os itens que alcançaram o maior percentual de inconformidade. Enquanto os resultados de exames laboratoriais e a modalidade da transfusão, foram os dados que apresentaram maior índice de conformidade.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas