Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S831-S832 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S831-S832 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
IMPLEMENTANDO O PATIENT BLOOD MANAGEMENT NO CENTRO INTEGRADO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE AMAURY DE MEDEIROS: UM MODELO QUE DEU CERTO
Visitas
232
LC Correaa,b,c, ACCS Ramosa,d, EAS Moraesa,d, GJB Albertima,d, C Almeida-Netoc
a Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Recife, PE, Brasil
b Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), Recife, PE, Brasil
c Disciplina de Ciências Médicas da FMUSP, São Paulo, SP, Brasil
d Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução/objetivos

Apresentar a experiência de implementação do Patient Blood Management (PBM) no Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM). O PBM é uma orientação global de abordagem multidisciplinar, sistematizada, baseada em evidências e centrada no próprio paciente que tem como base três pilares: 1) Identificação precoce e tratamento da anemia e deficiência de ferro; 2) Minimização das perdas sanguíneas e; 3) Tolerância à anemia, evitando transfusões desnecessárias e propondo gatilhos transfusionais restritos. Para este relato o foco está em procedimentos operatórios ginecológicos eletivos e Hemorragias Pós-Parto (HPP).

Material e métodos

Relato de Experiência. O CISAM, uma maternidade de alto risco de Recife, antes de 2019, vivenciava o aumento do número de transfusões pré-operatórias em cirurgias ginecológicas eletivas e inúmeras transfusões desordenadas no contexto de HPP. Com esta realidade de saúde/gestão realizou-se uma intervenção baseada no PBM.

Resultados

Em 2019 foi implantado o ambulatório de anemia para diagnóstico e tratamento de anemia pré-operatória nos casos de cirurgias ginecológicas eletivas. As pacientes com hemoglobina <12 g/dL e que já tivessem passado em consulta pré-operatória de ginecologia e/ou anestesia seriam avaliadas por hematologista. Em relação às HPP foi desenhado e implementado um Protocolo de Transfusão Maciça (PTM) e uso do ácido tranexâmico. Inicialmente, houve uma queda linear no número de transfusões, ao longo dos anos, a maior compreensão da equipe multidisciplinar em relação a necessidade de tratar os pacientes e transfusões criteriosamente, a criação das estruturas acima descritas e, por último, a criação de um grupo de trabalho de PBM em 2022. O grupo de PBM foi composto por um hematologista, um cirurgião e um anestesista, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e um gestor hospitalar. Além disso, houve a criação de um Núcleo PBM com três vertentes, coordenação, informação e educação.

Discussão

Como estrutura e processos foram necessários tanto à implantação do ambulatório de transfusão (pilar 1), como ao PTM e ácido tranexâmico (pilares 3 e 2), a utilização de recursos previamente existentes: (consultório e agência transfusional); Recursos Humanos (RH) (profissionais de saúde do serviço); recursos materiais (normas, protocolos e etc.); recursos financeiros (medicamentos ‒ sulfato ferroso, ferro sacarato e ácido tranexâmico); realização de exames; e ampla educação permanente. Para o terceiro pilar, a utilização de transfusão restritiva e avaliação das solicitações dos hemocomponentes utilizados no pós-operatório. Utilizar os pilares do PBM, com os recursos previamente disponíveis trouxe melhorias notórias e contínuas em todas as escalas e ainda reduziu o consumo de hemocomponentes.

Conclusões

O programa permite resultados a curto, médio e longo prazos nos âmbitos estruturais, dos recursos humanos, laboratório, educação e processos de gestão. Com a queda do número de transfusões, é possível que haja menor necessidade de doadores de sangue, maior contenção de custos, lucratividade, equidade e o melhores resultados relacionados à segurança do paciente. Isto pode refletir um modelo inicial de implementação de PBM com baixo custo.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas