
Descrever a experiência de implantação do serviço de Recuperação Intraoperatória de Sangue (RIOS) na região do Cariri Cearense.
Material e métodosPesquisa descritiva, qualitativa, do tipo relato de experiência, realizada em julho de 2022, visando descrever a implantação da RIOS na região do Cariri Cearense. Os aspectos éticos do estudo foram respeitados e, por não se tratar de pesquisa envolvendo seres humanos, dispensa-se a exigência de parecer de Comitê de Ética em Pesquisa.
ResultadosO procedimento de autotransfusão é realizado no Hemocentro Coordenador de Fortaleza, no Ceará, desde o ano 2001, seguindo em expansão para os regionais, como o Hemocentro Regional de Sobral em 2018 e o Hemocentro Regional de Crato em 2021. O procedimento tem como objetivo recuperar o sangue do paciente nas cirurgias de grande porte, com grande potencial sangramento, por meio da máquina automática de autotransfusão. O Hemocentro Regional de Crato implantou o serviço para atender à crescente demanda das cirurgias cardíacas da região, em parceria com o Hospital do Coração do Cariri de Barbalha. Três enfermeiras participaram do processo de capacitação no Hemocentro Coordenador no mês de junho de 2021, em um período de 11 dias, sendo submetidas a um processo de avaliação de aptidão. Os primeiros procedimentos foram realizados no dia 21/07/2021, com a participação das três enfermeiras e da coordenadora do serviço do Hemocentro Coordenador, em que foram recuperados 481 ml em uma cirurgia de plastia mitral e 1.202 ml em uma troca de válvula mitral. Em outubro de 2021, com a crescente demanda, houve a ampliação da equipe, totalizando quatro enfermeiras para esta função. Foram realizados ao longo de um ano de serviço um total de 137 procedimentos no Hospital do Coração do Cariri, nas cirurgias cardíacas, perfazendo uma média mensal de 11 procedimentos e foram atendidas duas solicitações de pacientes da religião testemunha de Jeová, ficando a equipe preparada em sala para execução do procedimento, se necessário.
DiscussãoA aquisição do serviço foi uma grande conquista para a região do Cariri, em virtude do porte da região e diversidade de serviços realizados ao nível da alta complexidade. Considerando que esse procedimento possibilita a recuperação do sangue com alta qualidade para o próprio paciente, reduzindo consequentemente a necessidade de transfusões, bem como, os riscos associados às transfusões, sua realização possibilita ainda o direito de escolha para o paciente no que se refere às questões culturais, em especial, relacionadas à religião, valorizando, portanto, o princípio bioético da autonomia.
ConclusãoA implantação da RIOS foi um marco para o Hemocentro Regional de Crato e região, visto que esse procedimento faz parte do Patient Blood Management (PBM) que tem por objetivo melhorar a evolução do paciente, por meio do manejo e preservação do sangue, promovendo sua segurança.