Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S371 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S371 (Outubro 2022)
Open Access
IMPACTO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA INAPTIDÃO E PRODUTIVIDADE DOS POSTOS DE COLETA
Visitas
478
EM Taguchi, JPB Filho, AJP Cortez
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Objetivos

Verificar se a campanha de vacinação contra a COVID-19 iniciada em janeiro de 2021 impactou na inaptidão de candidatos a doação e na produtividade total de bolsas coletadas nos Postos de Coleta da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN).

Materiais e métodos

O monitoramento da quantidade de doadores inaptos e produtividade total de bolsas coletadas é realizado mensalmente nos 10 Postos de Coleta durante todo o ano. Durante o ano de 2021 e o 1°quadrimestre de 2022, foram analisados os dados de quantidade, motivo, gênero e idade dos candidatos considerados inaptos durante o processo de triagem. A quantidade de inaptos foi comparada com o total de bolsas coletadas no mês a fim de verificar se havia algum tipo de impacto na produtividade da COLSAN. Os dados foram compilados em tabelas e analisados estatisticamente. Com o início da campanha de vacinação contra a COVID-19 em janeiro, foi verificado se a mesma impactou na inaptidão de candidatos a doação e na produtividade total de bolsas coletadas.

Resultados

Nos 16 meses analisados (janeiro de 2021 a abril de 2022) a COLSAN teve 233.960 candidatos com um total de 213.640 bolsas coletadas e média mensal de 13.353 bolsas coletadas. A média de inaptidão geral no período foi de 10,9% do total de candidatos com aumento a partir de maio de 2021 (11,6%) e um pico em janeiro de 2022 (18,4%). Em relação ao item vacina recente a média de inaptidão no período foi de 0,6%. A média de inaptidão no início da campanha de vacinação contra a COVID-19 era, em números absolutos, de 26 candidatos (0,2% do total). Em abril de 2021 a quantidade dobrou, subindo para 51 (0,4%). Com o passar dos meses a inaptidão por vacinação foi aumentando com um pico em julho de 2021 em que houve a inaptidão de 172 candidatos (1,1% do total), quase 7 vezes acima do início da campanha. Nos demais meses de 2021 manteve uma média de 123 candidatos inaptos (0,6% do total). Em janeiro de 2022 houve um novo pico de inaptidão de 214 candidatos (1,5% do total), quase 8 vezes acima do início da campanha. A principal faixa etária dos candidatos devido à vacina recente foi entre 30 a 39 anos de idade, sexo masculino, 2°grau, considerando candidatos esporádicos e de repetição.

Discussão

Apesar do aumento de candidatos inaptos por vacina recente, a produtividade de bolsas coletadas se manteve na média mensal, pois houve redução dos outros motivos de inaptidão e assim a média geral não teve variação mensal significativa, exceto em janeiro de 2022. Neste mês houve redução de 10% nas bolsas coletadas, porém não tivemos impacto de abastecimento de hemocomponentes, pois houve diminuição do número de transfusões na mesma proporção. Observou-se que os aumentos de inaptidão do item de vacinação recente foram devidos à expansão da campanha de vacinação contra a COVID-19. Como a liberação da vacinação foi gradual, de acordo com a idade, o pico de julho foi devido à liberação da vacinação entre as idades de 39 a 29 anos que é a maior faixa etária de número de doadores. O pico de janeiro de 2022 pode ser devido à 2ªdose da vacina. Além da vacinação, em janeiro aumentaram os casos de COVID-19 no Brasil e, consequentemente, a inaptidão devido à infecção triplicou em relação à média do início da vacinação.

Conclusão

As campanhas de vacinas organizadas pelos Órgãos de Saúde podem ocasionar aumento da inaptidão dos candidatos à doação, principalmente quando atinge o público jovem e adulto, o qual a quantidade de doadores é expressiva. Conscientizar a população sobre a inaptidão temporária devido à vacinação, incentivar a doar antes de se vacinar e aumentar a captação de candidatos nos meses de campanhas de vacinação são as melhores soluções para que não haja impacto negativo na quantidade de coletas nos Bancos de Sangue.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas