Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S371 (outubro 2022)
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S371 (outubro 2022)
Open Access
IMPACTO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA INAPTIDÃO E PRODUTIVIDADE DOS POSTOS DE COLETA
Visitas
1073
EM Taguchi, JPB Filho, AJP Cortez
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Objetivos

Verificar se a campanha de vacinação contra a COVID-19 iniciada em janeiro de 2021 impactou na inaptidão de candidatos a doação e na produtividade total de bolsas coletadas nos Postos de Coleta da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN).

Materiais e métodos

O monitoramento da quantidade de doadores inaptos e produtividade total de bolsas coletadas é realizado mensalmente nos 10 Postos de Coleta durante todo o ano. Durante o ano de 2021 e o 1°quadrimestre de 2022, foram analisados os dados de quantidade, motivo, gênero e idade dos candidatos considerados inaptos durante o processo de triagem. A quantidade de inaptos foi comparada com o total de bolsas coletadas no mês a fim de verificar se havia algum tipo de impacto na produtividade da COLSAN. Os dados foram compilados em tabelas e analisados estatisticamente. Com o início da campanha de vacinação contra a COVID-19 em janeiro, foi verificado se a mesma impactou na inaptidão de candidatos a doação e na produtividade total de bolsas coletadas.

Resultados

Nos 16 meses analisados (janeiro de 2021 a abril de 2022) a COLSAN teve 233.960 candidatos com um total de 213.640 bolsas coletadas e média mensal de 13.353 bolsas coletadas. A média de inaptidão geral no período foi de 10,9% do total de candidatos com aumento a partir de maio de 2021 (11,6%) e um pico em janeiro de 2022 (18,4%). Em relação ao item vacina recente a média de inaptidão no período foi de 0,6%. A média de inaptidão no início da campanha de vacinação contra a COVID-19 era, em números absolutos, de 26 candidatos (0,2% do total). Em abril de 2021 a quantidade dobrou, subindo para 51 (0,4%). Com o passar dos meses a inaptidão por vacinação foi aumentando com um pico em julho de 2021 em que houve a inaptidão de 172 candidatos (1,1% do total), quase 7 vezes acima do início da campanha. Nos demais meses de 2021 manteve uma média de 123 candidatos inaptos (0,6% do total). Em janeiro de 2022 houve um novo pico de inaptidão de 214 candidatos (1,5% do total), quase 8 vezes acima do início da campanha. A principal faixa etária dos candidatos devido à vacina recente foi entre 30 a 39 anos de idade, sexo masculino, 2°grau, considerando candidatos esporádicos e de repetição.

Discussão

Apesar do aumento de candidatos inaptos por vacina recente, a produtividade de bolsas coletadas se manteve na média mensal, pois houve redução dos outros motivos de inaptidão e assim a média geral não teve variação mensal significativa, exceto em janeiro de 2022. Neste mês houve redução de 10% nas bolsas coletadas, porém não tivemos impacto de abastecimento de hemocomponentes, pois houve diminuição do número de transfusões na mesma proporção. Observou-se que os aumentos de inaptidão do item de vacinação recente foram devidos à expansão da campanha de vacinação contra a COVID-19. Como a liberação da vacinação foi gradual, de acordo com a idade, o pico de julho foi devido à liberação da vacinação entre as idades de 39 a 29 anos que é a maior faixa etária de número de doadores. O pico de janeiro de 2022 pode ser devido à 2ªdose da vacina. Além da vacinação, em janeiro aumentaram os casos de COVID-19 no Brasil e, consequentemente, a inaptidão devido à infecção triplicou em relação à média do início da vacinação.

Conclusão

As campanhas de vacinas organizadas pelos Órgãos de Saúde podem ocasionar aumento da inaptidão dos candidatos à doação, principalmente quando atinge o público jovem e adulto, o qual a quantidade de doadores é expressiva. Conscientizar a população sobre a inaptidão temporária devido à vacinação, incentivar a doar antes de se vacinar e aumentar a captação de candidatos nos meses de campanhas de vacinação são as melhores soluções para que não haja impacto negativo na quantidade de coletas nos Bancos de Sangue.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas