
Identificar e Qualificar Stakeholders de Gerência de Enfermagem de um Hospital Público do Rio de Janeiro.
Materiais e métodosPesquisa quali-quantitativa, no método de estudo de caso, onde foram inicialmente selecionadas todas as áreas relacionadas à Gerência de Enfermagem, através de brainstorming entre a pesquisadora e a gerente de enfermagem. Uma vez selecionadas, as áreas relacionadas foram identificadas ou não como stakeholders através do auxílio de uma escala de linkert, construída no programa Excel, com descrições verbais, a partir das três afirmativas descritas por Menezes et al (2019) baseadas nos três atributos do Mitchell (Mitchell et al, 1997). A partir dessa identificação, os stakeholders foram qualificados através do uso da Matriz de Mendelowou Matriz de Poder x Interesse (Mendelow,1981) descrito por Bernstein et al (2020).
ResultadoForam identificadas 40 áreas relacionadas à Gerência de Enfermagementre órgãos externos à instituição, áreas da instituição e áreas pertencentes à Gerência de Enfermagem. Destas, 35% foram classificados como stakeholders definitivos, seguido de 32,5% stakeholders perigosos, 12,5% stakeholders adormecidos, 12,5% stakeholders dominantes e 2,5% stakeholders reivindicadores. Nenhuma área foi identificada como stakeholder arbitrário ou dependente e duas áreas (5%) foram identificadas como não stakeholders. Foram qualificados à luz da Matriz de Mendelow ou Matriz de Poder x Interesse (Mendelow,1981) descrito por Bernstein et al (2020) apenas os Stakeholders Definitivos, Dominantes e Perigosos a partir da análise de Menezes et al (2019) sobre os stakeholders que mais impactam em uma organização.Dos 32 “stakeholders”, 43,7% (14 stakeholders) foram definidos como Defensores, 21;8% (07 stakeholders) Apáticos, 18;7% (06 stakeholders) Latentes e 15,6% (05 stakeholders) como Incentivadores ou Influenciadores.
DiscussãoPor escolha da pesquisadora em acordo com a gerente de enfermagem, o paciente não foi incluído nas áreas relacionadas. A presença de não stakeholders pode demonstrar que nem todas as áreas que se relacionam com a Gerência de Enfermagem são no fim stakeholders a se considerar. Porém para Mitchell (1997), a presença de não stakeholders pode demonstrar que a escolha se baseia no conceito limitado de classificação de stakeholder.
ConclusãoA Identificação e qualificação, através de métodos estruturados, dos stakeholders auxiliarão no sucesso de projetos internos e externas à Gerência de Enfermagem, assim como na tomada de decisões e processos como comunicação efetiva nos processos de gestão.