Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1214-S1215 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1214-S1215 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
HEMOBRÁS: MEDICAMENTOS QUE SE TRADUZEM EM QUALIDADE DE VIDA
Visitas
410
RG Bastos, ES Silva, RCA Aguiar, AO Quadros, GA Nascimento, GES Silva, LA Dantas, FB Monteiro, MPR Lima, SM Oliveira
Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde (MS). Tem a missão de pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos hemoderivados e/ou obtidos por meio de engenharia genética com produção nacional para atender, prioritariamente, ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Hemobrás trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biofármacos, ampliando o acesso da população a medicamentos essenciais à vida de milhares de pessoas com hemofilia, imunodeficiências, entre outras doenças.

Objetivos

Descrever as principais atividades desenvolvidas pela Hemobrás e sua importância para a política pública de saúde no Brasil.

Material e métodos

Análise descritiva das atividades desenvolvidas pela Hemobrás.

Resultados e Discussão

A Hemobrás está inserida na Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, conforme a Lei 10.205/2001, a “Lei do Sangue”. Nesse contexto, as atividades da empresa estão organizadas em quatro grandes áreas: 1. Gestão do plasma e Auditorias de qualificação da hemorrede; 2. Produção de hemoderivados; 3. Produção de recombinantes e 4. Distribuição de medicamentos. 1. A Portaria nº1.710/2020 do MS definiu que todo o plasma excedente do uso hemoterápico será destinado à Hemobrás para a produção de hemoderivados. Para garantir a qualidade desta matéria-prima, são realizadas auditorias nos serviços fornecedores para avaliar o cumprimento dos requisitos técnicos e das exigências de qualidade, contribuindo também para a qualificação dos processos nos serviços de hemoterapia de todo o Brasil. 2. A produção de hemoderivados com o plasma brasileiro é fundamental para reduzir a dependência externa do Brasil nesse setor. Hoje, o plasma é exportado e os medicamentos produzidos a partir dele são disponibilizados ao MS, que os distribui para hemocentros e outras instituições, para o tratamento no SUS. Quando estiver em pleno funcionamento, a fábrica será capaz de produzir seis tipos diferentes de medicamentos: Albumina, Complexo Protrombínico, Fator VIII e IX da coagulação, Fator de von Willebrand e Imunoglobulina. 3. A fábrica de medicamentos produzidos por biotecnologia da Hemobrás foi inaugurada em abril de 2024 e está em fase de qualificações e validações. Com capacidade produtiva de 1,2 bilhão de UI (Unidades Internacionais) por ano, produzirá o Hemo-8R e atenderá a 100% da demanda do SUS. 4. A Hemobrás realiza, no Bloco B05 da fábrica, a expedição do Hemo-8r, distribuído aos Centros de Tratamento de Hemofilias (CTH) para atender aos pacientes com hemofilia A, do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Já os hemoderivados são enviados diretamente ao MS, que os distribui ao SUS.

Conclusão

As atividades desenvolvidas pela Hemobrás fazem desta empresa uma indústria farmacêutica estratégica de defesa da mais alta relevância. A produção nacional dos medicamentos disponíveis em portfólio insere o Brasil em posição de vanguarda na indústria farmacêutica mundial e contribui diretamente para a redução da vulnerabilidade científica e financeira do país diante do mercado internacional. O trabalho realizado pelos profissionais qualificados e engajados da Hemobrás leva qualidade de vida para milhares de pessoas em todo o país.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas