
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde (MS). Tem a missão de pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos hemoderivados e/ou obtidos por meio de engenharia genética com produção nacional para atender, prioritariamente, ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Hemobrás trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biofármacos, ampliando o acesso da população a medicamentos essenciais à vida de milhares de pessoas com hemofilia, imunodeficiências, entre outras doenças.
ObjetivosDescrever as principais atividades desenvolvidas pela Hemobrás e sua importância para a política pública de saúde no Brasil.
Material e métodosAnálise descritiva das atividades desenvolvidas pela Hemobrás.
Resultados e DiscussãoA Hemobrás está inserida na Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, conforme a Lei 10.205/2001, a “Lei do Sangue”. Nesse contexto, as atividades da empresa estão organizadas em quatro grandes áreas: 1. Gestão do plasma e Auditorias de qualificação da hemorrede; 2. Produção de hemoderivados; 3. Produção de recombinantes e 4. Distribuição de medicamentos. 1. A Portaria nº1.710/2020 do MS definiu que todo o plasma excedente do uso hemoterápico será destinado à Hemobrás para a produção de hemoderivados. Para garantir a qualidade desta matéria-prima, são realizadas auditorias nos serviços fornecedores para avaliar o cumprimento dos requisitos técnicos e das exigências de qualidade, contribuindo também para a qualificação dos processos nos serviços de hemoterapia de todo o Brasil. 2. A produção de hemoderivados com o plasma brasileiro é fundamental para reduzir a dependência externa do Brasil nesse setor. Hoje, o plasma é exportado e os medicamentos produzidos a partir dele são disponibilizados ao MS, que os distribui para hemocentros e outras instituições, para o tratamento no SUS. Quando estiver em pleno funcionamento, a fábrica será capaz de produzir seis tipos diferentes de medicamentos: Albumina, Complexo Protrombínico, Fator VIII e IX da coagulação, Fator de von Willebrand e Imunoglobulina. 3. A fábrica de medicamentos produzidos por biotecnologia da Hemobrás foi inaugurada em abril de 2024 e está em fase de qualificações e validações. Com capacidade produtiva de 1,2 bilhão de UI (Unidades Internacionais) por ano, produzirá o Hemo-8R e atenderá a 100% da demanda do SUS. 4. A Hemobrás realiza, no Bloco B05 da fábrica, a expedição do Hemo-8r, distribuído aos Centros de Tratamento de Hemofilias (CTH) para atender aos pacientes com hemofilia A, do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Já os hemoderivados são enviados diretamente ao MS, que os distribui ao SUS.
ConclusãoAs atividades desenvolvidas pela Hemobrás fazem desta empresa uma indústria farmacêutica estratégica de defesa da mais alta relevância. A produção nacional dos medicamentos disponíveis em portfólio insere o Brasil em posição de vanguarda na indústria farmacêutica mundial e contribui diretamente para a redução da vulnerabilidade científica e financeira do país diante do mercado internacional. O trabalho realizado pelos profissionais qualificados e engajados da Hemobrás leva qualidade de vida para milhares de pessoas em todo o país.