Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S828 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S828 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
FATORES PRÉ-OPERATÓRIOS E INTRAOPERATÓRIOS ASSOCIADOS À UTILIZAÇÃO DE CONCENTRADO DE HEMÁCIAS EM CIRURGIAS CARDÍACAS ELETIVAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Visitas
269
TM Souza, RC Cossolino, FA Tavares, AW Ballarin, AB Castro, CL Miranda, PC Garcia-Bonichini
Hemocentro dos Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Botucatu, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

Avaliação dos fatores pré-operatórios e intraoperatórios associados à utilização de concentrado de hemácias para cirurgias cardíacas eletivas realizadas no HCFMB durante períodos antes e durante a pandemia da COVID-19.

Materiais e métodos

Realizou-se a um estudo retrospectivo dos fatores pré-operatórios e intraoperatórios associados à utilização de concentrado de hemácias em cirurgias cardíacas eletivas ocorridas no HCFMB nos períodos de 2018 e 2019 (sem a presença da pandemia de COVID-19) e 2020 e 2021 (com a presença da pandemia de COVID-19). Assim, foram coletados dados em mapas cirúrgicos e prontuários eletrônicos de 741 pacientes que tiveram solicitação de reserva cirúrgica de hemocomponentes. A análise estatística das variáveis foi realizada pelo programa SAS (versão 9.4), sendo p<0,05 de significância.

Resultados

Dos pacientes analisados, 402 se enquadraram no Período Anterior à Pandemia (PAP) e 339 correspondiam ao Período Durante a Pandemia (PDP). Nos dois períodos PAP e PDP, observou-se a predominância de homens (69,93% e 64,31%) idosos e da cirurgia de revascularização do miocárdio (45,27% e 57,52%) respectivamente. Entretanto, o sexo biológico feminino apresentou menores valores para a não utilização de concentrado de hemácias nos períodos estudados (29,81% e 28,57%, respectivamente). Houve diferenças significativas para a hemoglobina (p=0,0199 e p<0,0001) e hematócrito (p=0,0001 e p=0,0001) em ambos os períodos, cujos percentuais em relação à utilização de concentrado de hemácias se apresentaram elevados (56,41% e 55,56%, respectivamente, para PAP e 59,13% e 59,26%, respectivamente PDP). Também ocorreu o mesmo padrão para a circulação extracorpórea (p<0,0001 para ambos os períodos), tempo de circulação extracoropórea elevado, (>90’, p<0,0427), AINEs ‒ anti-inflamatórios não esteroidais (p=0,0112), AAS ‒ Ácido Acetilsalicílico (p=0,0364) e TTPA ‒ Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (p=0,0330) todos para o PAP.

Discussão

Embora a literatura apresente maior predominância de homens idosos, quando parea-se com resultados encontrados sobre a maior utilização de bolsas, infere-se o sexo biológico feminino como responsável, possivelmente pelo fato das mulheres apresentarem maior prevalência de anemia, tendo como causa mais frequente a menstruação, gravidez e lactação, corroborando com os achados referentes à hemoglobina e hematócrito. A circulação extracorpórea é caracterizada como uma das principais causas de sangramento em todo o período perioperatório. Tais resultados são potencializados pela presença de uso de AINEs, especificamente o AAS por, pelo menos, 5 dias anteriores à cirurgia, como aponta a literatura, por ser um fator de risco ao sangramento excessivo durante as cirurgias emergentes. Em relação ao TTPA, os dados encontrados podem ser uma consequência da utilização de AINEs. Isso acontece, uma vez que esse marcador sugere deficiência de fatores de coagulação ou a presença de seus inibidores, dificultando a produção de um tampão hemostático e aumentando a ocorrência de hemorragias.

Conclusão

Fatores como o sexo biológico, hemoglobina, hematócrito, TTPA, AINEs, AAS, tipo de cirurgia, circulação extracorpórea demonstraram valores estatisticamente significativos em relação à utilização de concentrado de hemácias em cirurgias cardíacas eletivas.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas