
O presente estudo propôs avaliar a associação de fatores como gênero do paciente, idade, doença de base, regime de condicionamento pré-transplante e quantidade de células CD34+ infundidas, no tempo necessário para estabelecimento da enxertia medular no transplante autólogo de células tronco hematopoiéticas de sangue periférico (TACTHSP) e na demanda de hemocomponentes solicitada como suporte transfusional.
Material e métodosForam coletados, retrospectivamente, dados de 63 casos de transplante autólogo realizados entre os anos de 2016 a 2019 como segmento terapêutico no tratamento de linfomas e mieloma múltiplo no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (parecer CEP 4.456.943).
ResultadosA média de células CD34+ infundidas foi de 5,5 × 106 /Kg nos transplantes autólogos avaliados, enquanto a média de dias para a enxertia foi em torno de 12,6 dias. O suporte transfusionalrequisitado durante período de aplasia medular foi em média de 2,29 bolsas transfundidas de concentrado de hemácias (CH) e 20 de concentrado de plaquetas (CP), sendo os pacientes portadores de mieloma, os menores consumidores de plaquetas (p = 0.0001746). A análise estatística apontou diferença significativa entre os grupos, pontuando relação intrínseca entre contagens maiores que 4,33 × 106 /Kg de células CD34+ infundidas à enxertia antecipada (p = 0.009655) e menor demanda de CP (p = 0.0001149) e CH (p = 0.01763). O regime de condicionamento utilizado também se mostrou relevante, sendo o condicionamento BEAC (p = 0.00486) associado à enxertia mais rápida e o condicionamento MEL atrelado a menor demanda transfusional de CP (p = 0.04998) e CH (p = 0.01298), quando comparados ao regime LACE. Idade e gênero dos pacientes não apresentaram nenhuma associação com ambas as variáveis estudadas.
DiscussãoA literatura atual já relaciona a infusão decontagens ≥ 2 × 106 /kg de células CD34+após terapia mieloblativa à reconstituição hematopoiética rápida e sustentada no transplante de medula autólogo, que também é fator preditivo para diversos aspectos relacionados a custos, demanda transfusional e complicações pós-transplante.A média de dias para a pega medular é de 11 a 12 dias, não estando vinculada à idade ou patologia de base, dado este concordante com a desenvoltura dos pacientes atendidos no HCFMB avaliados. O fator condicionamento e seu relacionamento com a enxertia antecipada se mostra controverso nos estudos vigentes, enquanto a demanda transfusional, principalmente de concentrado de plaquetas, fora significativamente influenciada pelo regime com melfalano e a patologia de base, dado também concordante com o trabalho realizado.
ConclusãoArecuperação hematopoiética antecipada pós TACTHSP e menor demanda de hemocomponentes durante período de aplasia estão vinculadasa contagens CD34+infundidas e ao regime de condicionamento utilizado.Ainda que generalista, os resultados são relevantes na caracterização dos pacientes de transplante autólogo atendidos dentro da unidade, auxiliando os serviços de hemoterapia na conduta de casos, principalmente no que tange á demanda de recursos hemoterápicos.