
Descrever os benefícios da aplicação da laserterapia dinâmica na Síndrome de Fournier.
Material e métodosRelato de caso acompanhado pela enfermeira do hospital referência em hematologia no estado de Pernambuco.
ResultadosD.F.M, sexo masculino,71 anos, deu entrada no serviço de pronto atendimento do HEMOPE no dia 26/05/2022, febre 38.1°C, edema em bolsa testicular, dor, enrijecimento do testículo e melena. Diagnóstico de Síndrome Mielodisplásica em 2020, fez 2 ciclo de Vidaza interrompido na 2º aplicação. Encaminhado para hospital de referência em cirurgia, e submetido a avaliação do cirurgião geral, tendo hipótese diagnóstica Síndrome de Fournier, efetuado ressecção parcial de hemebolsa escrotal direita. Proposto inicialmente para o curativo Colagenase com troca diária. No dia 29/06/2022, foi realizada pela enfermeira do setor do ambulatório de lesões, avaliação da lesão escrotal. Ao exame, categorizou lesão em estágio III. Para o plano de intervenção, foi realizada técnica de Square, desbridamento instrumental conservador, laserterapia fotodinâmica. Aplicado PHMB, carvão ativado com prata como cobertura primária. Orientado troca do curativo primário a cada 72h, secundário diariamente. A cobertura de carvão com prata e o PHMB gel foi instituída no curativo, mantendo-se pelo período de 15 dias. Com o passar dos dias constatado tecido sangrante e de granulação em boa extensão no leito da lesão, pouca fibrina, odor grau I e diminuição dos coágulos. Posteriormente, a placa de carvão ativado foi substituída por alginato de cálcio com prata e mantido o PHMB.
DiscussãoA Síndrome de Fournier em imunocomprometidos, tem início insidioso, evolução fulminante, ocasionando perdas teciduais consideráveis, acometendo predominante o sexo masculino, fatores de risco como diabetes mellitus, trauma no local da lesão, imunossuprimidos. As coberturas PHMB, carvão ativado com prata, favorece na diminuição do odor, dor, tem ação antimicrobiana, absorve o exsudato presente em decorrência da infecção polimicrobiana. A quantidade de exsudato que uma lesão apresenta está diretamente relacionada com a carga microbiana de seu leito, por este motivo é imprescindível que o enfermeiro esteja qualificado, para dispor as novas tecnologias potencializando o processo cicatricial e otimizando assim a assistência prestada. No tratamento estomaterapêutico da S. Fournier, o controle de edema e do processo inflamatório, junto com o desbridamento de pontos necróticos favorece o processo cicatricial e combate a infecção, quando feita uma higienização e curativo ideal para o local. Para o reparo de lesões, a laserterapia fotodinâmica coopera na redução microbiana, levando à morte de microrganismos pelo alto efeito citotóxico local.
ConclusãoA terapia fotodinâmica vem sendo agregada como coadjuvante às coberturas tecnológicas, reduzindo expressivamente a quantidade de microrganismos, contribuindo para a redução de infecções resistentes, e baixo custo. Os benefícios do laser em combinação com coberturas tecnológicas adequadas intensifica o processo de cicatrização, sendo muito promissora e eficaz para o tratamento de lesões.