Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1216 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1216 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ESTRATÉGIAS NA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA ADESÃO E ORIENTAÇÃO NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES GESTANTES: ENFOQUE EM TROMBOFILIA
Visitas
238
FT Lohaynne, PS Mathias, SO Bruno, MV Jamyle, APA Queiroz
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

A trombofilia é uma condição onde se tem maior propensão a eventos tromboembólicos, seja genética ou adquirida, de formar trombos. Isso se deve a uma anormalidade no sistema de coagulação sanguínea. Nas gestantes é uma das principais causas de aborto de repetição e há risco de morte materna, sendo durante a gestação o risco de tromboembolismo venoso aumenta de 5 a 10 vezes e no puerpério, aumentam 20 vezes. Trata-se de uma condição que pode ser silenciosa, dificultando o diagnóstico precoce e, portanto, o acompanhamento gestacional de forma contínua desde o início da gestação é fundamental. A perda fetal pode ser explicada pela formação de trombos venosos intraplacentários e infartos placentários, que podem levar a insuficiência placentária. Além disso, essa condição aumenta os riscos de AVC, pré-eclâmpsia, embolia pulmonar, trombose e IAM. Diante disso, a elaboração de materiais de orientação sobre essa doença é estratégica, sendo o farmacêutico essencial para a confecção de materiais, orientação ao paciente e no acompanhamento durante o tratamento utilizando sua formação, minimizando riscos para a mãe e o bebê. Este trabalho visa apresentar as estratégias criadas para melhorar a adesão e orientações para acompanhamento de pacientes gestantes, diante dessa fase que requer mais cuidado e atenção à saúde e onde podem surgir algumas intercorrências, como é o caso da tromboembolismo.

Material e métodos

Utilizou-se uma revisão bibliográfica, utilizando fontes como, Scielo e Pubmed, como descritores: trombofilia relacionada a gestação e ou pré-natal. Foram criados formulários com perguntas estruturadas para identificar fatores de risco, orientações sobre exames laboratoriais, e estratégias de prevenção e tratamento da trombofilia. Resultados: Os formulários foram desenvolvidos para fornecer orientações claras e práticas para gestantes em risco de trombofilia, considerando variáveis como histórico familiar, sintomas, e resultados de testes laboratoriais. Os documentos focaram na necessidade de personalização das orientações, considerando a diversidade de perfis clínicos e a importância da comunicação eficaz incluindo a atenção ambulatorial, hospitalar e domiciliar. Discussão: Tendo em vista que ainda existem pessoas que não realizam o pré-natal por diversos motivos, falta de conhecimento, socioeconômico, idade, falta de apoio familiar ou de um parceiro, entre outros. Com isso, fica nítido a importância da difusão de informação e a implementação de lembretes e alertas para monitoramento contínuo foi destacada como uma estratégia para garantir a adesão ao pré-natal e a eficácia das medidas preventivas no período gestacional.

Conclusão

Os formulários mostraram-se ferramentas úteis para padronizar a orientação de pacientes gestantes e garantir a consistência no manejo da trombofilia. A utilização de formulários contribui para uma melhor organização do atendimento e pode melhorar a detecção precoce de riscos. A integração desses formulários nas práticas clínicas e outras medidas como explicação de como usar corretamente o medicamento deve ser priorizada pelo farmacêutico a fim melhorar a adesão, somada às estratégias mencionadas. pode potencialmente reduzir complicações associadas à trombofilia e melhorar os desfechos para as gestantes.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas