
Viabilizar o serviço de Captação Hospitalar em um cenário de incertezas instalado com a Pandemia COVID-19, comprometendo o estoque de Hemocomponentes a nível crítico, através da orientação, treinamento, acompanhamento remoto das equipes multiprofissionais das Agências e Assistências para otimizar o comparecimento dos doadores de reposição.
Material e métodosForam realizados entre 2020 e 2021: 11 treinamentos de captadores; 09 reuniões de orientação com as Agências e Assistências, Serviço de Captação e Coordenação do Hemocentro de Belo Horizonte; supervisão particularizada para os 03 hospitais com maior demanda transfusional; envio mensal dos relatórios com resultados de reposição e utilização de hemocomponentes para todas as Agências atendidas; incentivo a criação de campanhas internas e peças publicitárias; envio de materiais informativos; participação em reuniões de comitê transfusional; treinamento de captação por telefone e acompanhamento remoto dos resultados junto às instituições. Todas as ações foram realizadas de modo virtual através de e-mails, atendimento por telefone e videoconferências.
ResultadosDiante do novo cenário instaurado com a Pandemia de COVID-19, os captadores hospitalares se depararam com inúmeras medidas restritivas no ambiente hospitalar dificultando a atuação em prol da doação de reposição, refletindo no estoque de hemocomponentes. Estes desafios impulsionaram a implementação de medidas estratégicas alternativas e adequadas ao momento. Através do suporte que o Serviço de Captação do HBH ofereceu às instituições hospitalares, formou-se um ambiente propício a troca de ideias e experiências que culminou na produção de vídeos; peças informativas; campanhas voltadas para o público interno; desenvolvimento da estratégia de captação hospitalar por telefone; capacitação de 224 novos captadores; participação ativa nas reuniões de 204 profissionais de agências e assistências transfusionais, que possibilitou a retomada da atividade de captação de candidatos a DVS para estabilização dos estoques. No que se refere ao comparecimento de DVS de reposição nas unidades HBH e Posto de Coleta Shopping Estação BH, advinda das instituições hospitalares acompanhadas: de 2019 a 2020 registrou-se queda de 18%, em razão da Pandemia de COVID-19; de 2020 a 2021 registrou-se aumento de 11%.
DiscussãoEm atendimento ao período crítico de Pandemia COVID-19 e mediante o impacto no estoque de hemocomponentes, foi necessário realizar ações específicas em conjunto com as Instituições hospitalares em prol da melhoria do comparecimento para DVS de reposição. As práticas corroboraram a corresponsabilidade entre instituições e hemocentro, sendo construídas, acompanhadas e, quando necessário, aperfeiçoadas. Os encontros realizados foram oportunidades de apresentar novas ideias e replicá-las nas demais instituições, adequando-as à realidade de cada instituição hospitalar.
ConclusãoO conjunto das práticas desenvolvidas entre a Captação do HBH em parceria com as instituições hospitalares fortaleceu o vínculo entre os profissionais envolvidos no serviço de Captação Hospitalar e possibilitou a adequação do serviço ao momento, se tornando uma estratégia que viabilizou a realização do serviço de captação hospitalar e essencial para a manutenção dos estoques de hemocomponentes.