Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S843 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S843 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOMEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAPÁ
Visitas
879
ACF Santosa, AIM Coutinhoa, ARP Silvaa, ELA Lemosa, GP Barbosaa, LAA Rodriguesa, SCM Bezerrab, HTO Bitencourtb, ES Lageb, RCR Kogab
a Estácio Atual, Faculdade Estácio da Amazônia, Boa Vista, RR, Brasil
b Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá, Macapá, AP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

O estágio supervisionado faz parte dos componentes obrigatórios da matriz curricular do curso de graduação em Biomedicina, sendo realizado no sétimo período, momento em que o aluno já cursou todas as disciplinas pré-requisitos para o campo de estágio, o qual ocorre sob a supervisão de um profissional biomédico em estreita relação com as atividades desempenhadas. O estágio em hemoterapia/hematologia consolida os saberes teóricos na prática, bem como a construção de conhecimentos, competências e habilidades que corroboram para a construção de biomédicos que tenham um perfil de atuação em hemocentros, objetivando fornecer sangue (seus componentes e derivados) de forma segura e racional. Ante ao exposto, este estudo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de graduação em Biomedicina, durante estágio curricular supervisionado I no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (HEMOAP), nos meses de março a maio do ano de 2023.

Materiais e métodos

Este trabalho é um estudo analítico-descritivo, de caráter prospectivo, realizado durante atividade em campo de estágio no HEMOAP, referente ao período de março a maio de 2023.

Resultados

Durante o cumprimento do estágio supervisionado I, foi observado que o funcionamento de um hemocentro como o HEMOAP se dá em um ciclo organizado de processos. Desde a captação de candidatos à doação de sangue; triagem técnica visando a saúde do doador; triagem clínica prevenindo a janela imunológica; flebotomia envolvendo todos os cuidados necessários para a correta retirada do sangue doado; fracionamento de bolsa de sangue total, com todo um processo criterioso de separação de hemocomponentes; armazenamento e distribuição seguindo parâmetros aceitáveis de temperatura, estoque e transporte; análises imuno-hematológicas, sorológicas e compatibilidade transfusional, garantindo toda a segurança necessária ao paciente que receberá a transfusão de algum hemocomponente.

Discussão

A experiência de conhecer a prática transfusional impacta diretamente na formação do profissional biomédico. O HEMOAP é o centro de referência em hemoterapia e hematologia, responsável pela Política Estadual de Sangue no Amapá. Ele abastece todo o estado do Amapá. Conta com laboratórios específicos, que atestam aqualidade do sangue distribuído para a rede de saúde pública e privada do estado. O estágiono HEMOAP propicia a formação de recursos humanos para a área de hemoterapia, bem como abre horizontes para a produção de pesquisas sobre diversos aspectos da medicina transfusional.

Conclusão

O presente estudo apontou a importância da experiência de atuação em hemocentro, seja para o crescimento não só como aluno de biomedicina, mas também como futuro profissional com competência em medicina transfusional, oportunizando vislumbrar as principais técnicas laboratoriais em hemoterapia e permitindo ao aluno vivenciar com reflexão crítica alguns casos clínicos em hematologia.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas