
O estágio supervisionado é uma ferramenta de aprendizado que serve para aprofundaros conhecimentos adquiridos ao longo do curso e preparar o graduando para o mercadode trabalho, assim como possibilita a troca de novas experiências. Ante ao exposto, esteestudo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado poracadêmicos do curso de graduação em Biomedicina, durante o Estágio Curricular Supervisionado I no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (HEMOAP), no ano de 2023.
Materiais e métodosO presente trabalho trata-se de um estudo analítico-descritivo, de caráter prospectivo, realizado durante atividade em campo de estágio no HEMOAP, referente ao período de maio a junho de 2023.
ResultadosNos meses de maio a junho de 2023, foi observado que cada setor é interligado como um organismo e trabalha de forma mútua, sistematizada e humanizada. A atividade desempenhada pelos profissionais é realizada de forma minuciosa e ocorre desde a triagem até o percurso final, prezando pela qualidade do serviço ofertado. Portanto, cada processo tem suma importância para garantir que os resultados e diagnósticos sejam eficientes e eficazes.
DiscussãoA experiência de conhecer a prática transfusional impacta diretamente na formação do profissional biomédico e possibilita uma ampla visão das metodologias empregadas na Hemoterapia. Como foi observado em todos os ambientes, a nossa atuação pode complementar de forma aprofundada nas técnicas aplicadas nos departamentos do instituto. Além disso, oportuniza a maior empregabilidade devido ao rico aprendizado e à experiência adquirida na área de atuação.
ConclusãoO presente estudo apontou a importância do desenvolvimento de competências transfusionais para a formação de acadêmicos de biomedicina, bem como permitiu aos alunos a capacidade de desenvolver novas perspectivas em relação ao campo de estágio e adquirir métodos de forma consciente e de boa qualidade para manusear nos futuros meios de atuação.