
O estágio supervisionado faz parte dos componentes obrigatórios da matriz curricular do curso de graduação em Biomedicina, sendo realizado no sétimo período, momento em que o aluno já cursou todas as disciplinas pré-requisitos para o campo de estágio, o qual ocorre sob a supervisão de um profissional biomédico em estreita relação com as atividades desempenhadas. O estágio em hemoterapia/hematologia consolida os saberes teóricos na prática, bem como a construção de conhecimentos, competências e habilidades que corroboram para a construção de biomédicos que tenham um perfil de atuação em hemocentros, objetivando fornecer sangue (seus componentes e derivados) de forma segura e racional. Ante ao exposto, este estudo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de graduação em Biomedicina, durante estágio curricular supervisionado I no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (HEMOAP), nos meses de março a maio do ano de 2023.
Materiais e métodosEste trabalho é um estudo analítico-descritivo, de caráter prospectivo, realizado durante atividade em campo de estágio no HEMOAP, referente ao período de março a maio de 2023.
ResultadosDurante o cumprimento do estágio supervisionado I, foi observado que o funcionamento de um hemocentro como o HEMOAP se dá em um ciclo organizado de processos. Desde a captação de candidatos à doação de sangue; triagem técnica visando a saúde do doador; triagem clínica prevenindo a janela imunológica; flebotomia envolvendo todos os cuidados necessários para a correta retirada do sangue doado; fracionamento de bolsa de sangue total, com todo um processo criterioso de separação de hemocomponentes; armazenamento e distribuição seguindo parâmetros aceitáveis de temperatura, estoque e transporte; análises imuno-hematológicas, sorológicas e compatibilidade transfusional, garantindo toda a segurança necessária ao paciente que receberá a transfusão de algum hemocomponente.
DiscussãoA experiência de conhecer a prática transfusional impacta diretamente na formação do profissional biomédico. O HEMOAP é o centro de referência em hemoterapia e hematologia, responsável pela Política Estadual de Sangue no Amapá. Ele abastece todo o estado do Amapá. Conta com laboratórios específicos, que atestam aqualidade do sangue distribuído para a rede de saúde pública e privada do estado. O estágiono HEMOAP propicia a formação de recursos humanos para a área de hemoterapia, bem como abre horizontes para a produção de pesquisas sobre diversos aspectos da medicina transfusional.
ConclusãoO presente estudo apontou a importância da experiência de atuação em hemocentro, seja para o crescimento não só como aluno de biomedicina, mas também como futuro profissional com competência em medicina transfusional, oportunizando vislumbrar as principais técnicas laboratoriais em hemoterapia e permitindo ao aluno vivenciar com reflexão crítica alguns casos clínicos em hematologia.