
O transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) é um dos tratamentos utilizados para algumas doenças hematológicas, e passou a ser uma abordagem terapêutica cada vez mais utilizada por ser capaz de curar ou prolongar significativamente a vida de muitos pacientes que não responderam a outros tipos de tratamento. Por se tratar de um procedimento complexo, durante todas as etapas da realização do transplante, entende-se a necessidade da participação de uma equipe multidisciplinar para que seja possível oferecer a integralidade do cuidado ao indivíduo. Cada profissional desempenha um papel essencial em todas as etapas do tratamento, desde o pré-transplante até o acompanhamento após a alta, entretanto a colaboração e a interação estreita entre esses profissionais é fundamental para a plenitude do acompanhamento.
ObjetivoDesenvolvimento de um Check-list multidisciplinar para monitoramento dos pacientes do setor de transplante de medula óssea.
MétodoTrata-se de um estudo qualitativo descritivo, do tipo relato de experiencia sobre o desenvolvimento de um check-list multidisciplinar para monitoramento e discussão de casos sobre os usuários do serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea em Juiz de Fora, MG. Para construção do instrumento, foram selecionadas perguntas específicas sobre a doença de base e tratamento, além de espaços destinados ao preenchimento de futuras condutas/atualizações dos profissionais multidisciplinares (Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Serviço Social, Medicina, Enfermagem e Psicologia) que acompanham o paciente. Resultados: O check-list multidisciplinar desenvolvido contém as informações básicas sobre o processo de transplante do paciente, a saber: diagnóstico; local de coleta das CTH; tipo de transplante; D+ e fase do tratamento; data do transplante e neutropenia; e protocolo de condicionamento, além da necessidade de algum imunossupressor. Também há espaços abertos para descrever sintomas atuais do paciente, condutas específicas a se tomar e/ou as que estão acontecendo no momento por cada área profissional envolvida com o usuário, e condutas gerais a se tomar baseado nas discussões de equipe. A construção do check-list foi parte das atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas do HU-UFJF em parceria com os profissionais do serviço, nos meses de março a junho de 2024.
DiscussãoO check-list foi aplicado nas reuniões de serviço para cada paciente internado, ou em pré-transplante que a internação está programada, assegurando a qualidade e segurança dos cuidados prestados aos pacientes ao evidenciar as condutas necessárias, o prazo para as mesmas serem realizadas e as pendências, facilitando o acompanhamento do paciente durante todo o tratamento.
ConclusãoA partir das discussões para elaboração do check-list e sua aplicação, percebeu-se que o instrumento auxiliou no melhor direcionamento das reuniões e tomada de decisões da equipe multiprofissional, reforçando a importância de atuação de cada área profissional, prevenindo possíveis erros ao melhorar a comunicação e a transparência entre a equipe e garantindo a segurança do paciente.