Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1181-S1182 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1181-S1182 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ACONSELHAMENTO TELEFÔNICO NA DOENÇA ONCO-HEMATOLÓGICA: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ACOLHE-ONCO
Visitas
276
H Holanda, G Tunes, B Ghefter, V Silva, ME Carvalho-Moreira, L Carmo-Tonhi, E Domenico
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

Desde 2010, o programa de extensão Acolhe-Onco oferece um serviço diário de Aconselhamento Telefônico de Enfermagem (ATEnf Acolhe-Onco) para pacientes e familiares, com foco em orientar o plano terapêutico, prevenir problemas e aliviar o sofrimento por meio da identificação e tratamento de sintomas físicos, psicossociais e espirituais.

Objetivos

Descrever as demandas do ATEnf na doença onco-hematológica e caracterizar a assistência de acordo com essa especialidade. Método: relato de experiência, com dados do período compreendido entre janeiro e junho de 2024. Local: centro de oncologia de uma universidade federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Resultados

Foram analisados 2.415 registros de atendimentos em aplicativos de mensagens e chamadas telefônicas por celular. Destes 542 (22,4%) foram de pessoas com diagnósticos onco-hematológicos. As demandas foram classificadas como: assistenciais, administrativas e apoio psicossocial. Entre as demandas assistenciais (n: 104, 4,3%), verificou-se manejo de sinais e sintomas, cuidados com ferida neoplásica maligna, explicação sobre quimioterapia via oral, orientação para tomada das medicações conforme prescrição médica, encaminhamento ao pronto socorro por emergência oncológica (por exemplo, febre acima de 37,8ºC), envio de exames para avaliação médica. As demandas psicossociais (n: 13, 0,5%) envolveram informações sobre o serviço de psicologia e expressões livres de dúvidas, angústias, medo de agravo ou recorrências. As demandas administrativas (n: 425, 17,6%) puderam ser agrupadas em remarcação de consulta/exame, informação sobre data de quimioterapia antineoplásica, solicitação de laudos médicos, solicitação de renovação de receita médica, orientações para liberação administrativa de procedimentos de alto custo e auxílio com setores adjuntos.

Conclusão

O aconselhamento telefônico na doença onco hematológica desempenha um papel importante na segurança do paciente, evitando que situações emergências sejam negligenciadas, ajudando a aliviar sentimentos relativos ao agravamento do estado de saúde e, também, desconstruindo as barreiras que podem impactar negativamente no tempo ideal para iniciação e conclusão do plano terapêutico antineoplásico.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas