
As ligas acadêmicas têm o objetivo de reunir estudantes com interesses em áreas em comum e promover discussões e diversas atividades voltadas ao tripé da extensão universitária: ensino, pesquisa e extensão. Para acessar a comunidade, a Liga do Sangue (LiSan) da UFCSPA produz conteúdos de divulgação científica sobre os nichos de hematologia, hemoterapia e incentivo à doação de sangue na rede social Instagram e, através de suas métricas, é possível documentar seu alcance diante dos seguidores do perfil. O presente estudo teve como objetivo produzir e divulgar conteúdo científico acessível ao público tanto da comunidade interna quanto externa à Universidade.
Materiais e MétodosAo longo do período de 12 meses, foram produzidos conteúdos informativos pelas comissões: científica, responsável pelas pesquisas bibliográficas, e de marketing, responsável pela identidade visual da LiSan. As artes são elaboradas através da ferramenta Canva, com linguagem acessível, na forma de posts e stories da plataforma Instagram no perfil (@ligadosangue). Além disso, a fim de promover mais acessibilidade e inclusão, a comissão responsável pelas redes sociais da LiSan disponibiliza em cada postagem legendas e descrições com a hashtag #PraCegoVer. Os conteúdos abordados são desde o formato de curiosidades breves relacionadas à doação de sangue e outros aspectos referentes ao tecido hematopoiético, como o quadro “Você Sabia?”, até publicações abordando conceitos de doenças hematológicas e sua ligação com a transfusão de sangue. Também são elaborados stories com conceitos comuns na hematologia, como os tipos de hemocomponentes, para facilitar o entendimento do público leigo que tem acesso a esses conceitos nas publicações. Ademais, a ferramenta reels, vídeos da plataforma, foi usada para confecção de um tutorial mostrando as etapas da doação em um banco de sangue.
ResultadosNeste período de 1 ano foram produzidos e publicados 24 posts, 5 stories e 1 reels, os quais tiveram um alcance de, em média 621 contas, sendo o post com melhor alcance foi o “Você Sabia? Homens que fazem Sexo com Homens (HSH) podem doar sangue”, com 1353 contas atingidas.
DiscussãoNos últimos 2 anos, com a pandemia causada pelo COVID-19, foi evidenciada a importância das redes sociais na divulgação científica com informações confiáveis e de qualidade. Como Liga Acadêmica de uma Universidade Federal, a LiSan tem como um dos seus pilares a extensão e portanto, faz da divulgação científica uma de suas prioridades e utiliza as redes sociais como ferramenta para impulsionar os conhecimentos para fora dos limites físicos da Universidade.
ConclusãoAs redes sociais são, atualmente, uma forma alternativa de promover o diálogo entre a universidade e a população, de forma que se torna uma ferramenta essencial e prática para a divulgação científica. A conta do Instagram da LiSan tem, até o momento, 1849 seguidores e atinge mais de 600 pessoas por publicação, evidenciando o seu papel social de propagação de conhecimentos e informações em ciência de qualidade e confiável com acesso facilitado.