Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 2431
Acesso de texto completo
DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO EDUCATIVO COM ORIENTAÇÕES PARA OS PACIENTES COM HEMOFILIA A EM USO DO EMICIZUMABE: UM CUIDADO DA ENFERMAGEM
Visitas
100
ACCS Ramos, IM Costa, LVdC Oliveira
Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A hemofilia A é uma doença hemorrágica hereditária que exige cuidados contínuos para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida. Com os avanços terapêuticos, o Emicizumabe tem se destacado como uma alternativa eficaz na profilaxia de sangramentos, promovendo maior autonomia aos pacientes. O sucesso do tratamento depende do entendimento e da aceitação às orientações da equipe multiprofissional. Assim, desenvolver conteúdos educativos é fundamental para promover conhecimento, segurança e autocuidado.

Objetivos

Este estudo teve como objetivo elaborar um material educativo para pacientes com hemofilia A em uso do Emicizumabe em um Centro Tratador de Hemofilia (CTH) do Nordeste, visando estimular a adesão, o autocuidado e a segurança no manejo da terapia.

Material e métodos

Trata-se de um estudo metodológico em três etapas: 1) Revisão da literatura sobre o uso do Emicizumabe e necessidades educativas; 2) Elaboração de material compreensivo, baseado em evidências e diretrizes clínicas; 3) Avaliação do conteúdo por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros e farmacêutico.

Resultados

Foi produzido um conteúdo abordando informações essenciais sobre a profilaxia com Emicizumabe. Durante os treinamentos no CTH, as enfermeiras explicavam: definição do medicamento, os tipos de doses, frequência de uso, recomendações de segurança pré-tratamento, possíveis reações adversas, manejo de sangramentos persistentes, conduta em procedimentos invasivos, abordagem sobre a medicação: acondicionamento, higiene das mãos, preparo e administração da medicação, registros e descarte de materiais. Ao final das sessões (dose de ataque), entregava-se ao paciente um material educativo em duas vias: uma para leitura e esclarecimento das possíveis dúvidas, e outra arquivada no prontuário. O paciente assinava o recebimento, reforçando o compromisso com o aprendizado.

Discussão e Conclusão

Os resultados destacam a importância de um conteúdo bem elaborado e treinamentos específicos e individualizados para pacientes em uso de Emicizumabe, compatível com estudos sobre o tema. As orientações abordaram aspectos essenciais, promovendo maior autonomia, segurança e adesão ao tratamento. A entrega do material reforça o entendimento e o autocuidado, enquanto a assinatura no documento evidencia o compromisso do paciente com o aprendizado. Essas ações contribuem para o manejo seguro e eficaz da terapia. A elaboração de um conteúdo educativo estruturado, a realização de treinamentos específicos individualizados e avaliação anual do preparo e administração da medicação no CTH são estratégias eficazes para melhorar o entendimento e a autonomia dos pacientes com hemofilia A em uso de Emicizumabe. Essas ações favorecem a segurança, reduzem complicações e elevam a qualidade de vida. Recomenda-se a continuidade e ampliação dessas práticas, além da avaliação contínua de seu impacto na adesão e nos desfechos clínicos.

Texto Completo

Referências:

Rebouças TO, Matos AIEL, Carvalho LEM, Marinho AM, Camelo RM, Júnior RM, et al. Características Basais De Pessoas Com Hemofilia A E Inibidor Em Tratamento Profilático Com Emicizumabe Na Hemorrede Do Ceará (HEMOCE), Hematology Transfusion Cell Therapy. 2022;44 (Supplement 2):S281.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas