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Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S743-S744 (outubro 2024)
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CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS REALIZADAS EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
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APG Tavares, TB Cecílio, MCS Aguiar, DAB Luz, CC Silva, LMR Costa, LO Rangel, GBP Nunes, GB Faria, MTCL Abreu
Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG, Brasil
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O sangue é um produto insubstituível, por isso, é imprescindível a manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros. O objetivo deste trabalho é conscientizar alunos de uma escola do ensino fundamental (EF) sobre a importância da doação de sangue (DS) a partir de atividade lúdica.

Material e métodos

Alunos do 1°ao 7°anos do EF da Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo de Uberaba, acompanhados pelos coordenadores e professores, participaram de atividades lúdicas sobre a temática DS realizadas por extensionistas do Projeto Amizade Compatível – uma doação para a vida. Realizou-se 10 perguntas norteadoras: Na escola, te ensinaram sobre a temática sangue e a DS? ; Conhece alguém que doou sangue? ; Sabe que existem diferentes tipos sanguíneos (TS) e qual o seu TS? ; Sabe como é produzido o sangue? ; Conhece alguém que precisou de transfusão sanguínea? ; Sabe como é a DS e quanto tempo demora? ; Sabe quantas pessoas você pode ajudar com uma DS? ; Tem vontade de DS? A partir dos questionamentos dos alunos as orientações foram sendo realizadas e as dúvidas sanadas. Ao final foi projetado um vídeo da Turma da Mônica intitulado Pai Herói apoiado pela Fundação Hemominas e distribuídos desenhos para colorir para concretizar o aprendizado. Foi registrado o relato das professoras acerca da ação. Os resultados estão apresentados em número absoluto e em porcentagem.

Resultados

232 (74%) alunos participaram da atividade e destes, 109 (47%) são meninas e 123 (53%) meninos. Entre os participantes, 128 (55%) haviam sido ensinados na escola sobre a temática sangue e a DS; 121 (52%) conheciam alguém que doou sangue; 140 (60%) sabiam que existem diferentes TS e 31 (13%) conheciam o seu próprio TS; 7 (3%) sabiam como era produzido o sangue; 53 (23%) conheciam alguém que precisou de transfusão; 29 (12%) sabiam como era realizada a DS e 16 (7%) quanto tempo demora; 25 (11%) sabiam quantas pessoas pode-se ajudar com uma DS e 130 (56%) tem vontade de doar sangue. Também participaram da atividade 12 professoras e 1 coordenadora. As professoras relataram: “Nessa idade eles tinham pouco conhecimento do que é a DS; foi ótimo! ”. “Adorei a apresentação! A minha mãe precisou de muitas transfusões pois tinha mieloma múltiplo e nós fazíamos campanhas para arrecadar. Acho muito importante que essa conscientização comece desde cedo”. “A apresentação foi muito útil e conseguiu a atenção dos alunos, parabenizamos o projeto pela iniciativa que é muito importante para a sociedade”. “A explicação foi excelente, até eu tirei minhas dúvidas, as crianças ficaram bem instigadas, fizeram bastantes perguntas as quais foram respondidas com satisfação”. “É sempre muito bom poder falar sobre a saúde com as crianças, principalmente sobre DS, que salva vidas”. “A visita à nossa aula foi muito produtiva, instrutiva e importante para estimular nossos alunos a doação futura e de seus familiares”. “As perguntas foram inerentes e importantes para a conscientização dos alunos, que venham mais vezes à nossa escola”.

Discussão

Uma parte dos alunos tem conhecimento sobre a DS. Poucos conhecem a produção do sangue e seu TS.

Conclusão

A partir da compreensão da necessidade da DS, parte dos alunos se sentiram encorajados a se tornarem futuros doadores por se sentirem pertencentes a esta demanda social. A valorização da atividade pelas professoras pode fazer com que a temática DS seja mais discutida entre escola e a comunidade.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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