Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S829-S830 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S829-S830 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
CONSCIENTIZAÇÃO: DIA MUNDIAL DA ANEMIA
Visitas
199
FCV Perinia,b, GC Lozanoa, G Rabelloa, R Monteiroa, SP Nacifa, D Apolinarioa, SD Vieiraa,b, FB Jatenea, GD Costaa
a Hcor SP, São Paulo, SP, Brasil
b Grupo GSH, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia é um indicador de má nutrição e problemas de saúde e afeta mais de 2,9 bilhões de pessoas na população, sendo, portanto, considerada um problema de saúde pública mundial, afetando negativamente a vida de bilhões de pessoas que se consideram relativamente saudáveis. Sabemos que boa parte dessas pessoas desconhece esse diagnóstico, mas já pode estar apresentando os sintomas mais frequentes. como fraqueza, cansaço, dores de cabeça e irritabilidade, entre outros. Se a anemia piorar, evolui com dispneia, tontura, sangramento menstrual anormal ou úlceras na boca. Pensando na importância dessa conscientização e fazendo parte integrante da implementação do PBM (Patient Blood Management) no Hospital do Coração (Hcor) – SP, foi feito uma conscientização “in loco” com os colaboradores do hospital, realizado no Dia Mundial da Conscientização da Anemia, 13 de fevereiro.

Metodologia

Utilizamos um aparelho específico de tecnologia israelense aprovado pela ANVISA, que faz uma análise fotoplestimográfica do tecido capilar da ponta de dedo em segundos, para realizar a triagem hematimétrica dos colaboradores do hospital em um único dia, no período de 8 horas. Utilizamos como valor de corte para anemia os valores de hemoglobina preconizados pela OMS, sendo 13 g/dL para os homens e 12 g/dL para mulheres. Os colaboradores com exames alterados foram encaminhados para a equipe que atua com medicina do trabalho. Essa ação incluiu também a divulgação de conceitos de anemia em posts divulgados pelo e mail corporativo e canais oficiais do hospital.

Resultados

Foram avaliados 185 colaboradores no período, sendo 122 (66%) do sexo feminino e 63 (34%) do sexo masculino. No total 7,5% dos exames de triagem se mostraram alterados (4 homens e 10 mulheres) e nenhum deles tinha conhecimento do diagnóstico prévio. Um fator relevante, foi o predomínio do sexo feminino nos exames alterados, ratificando a causa mais comum da anemia em nosso meio, que é a deficiência de ferro e seu tratamento envolve a identificação do motivo dessa falta. Em geral está relacionado a uma combinação na redução do aporte de ferro (dietas alimentares) e perda de ferro (sangramentos menstruais excessivos). Isso pode explicar, o grande interesse demonstrado pelos participantes avaliados, principalmente em poder realizar de forma rápida e simples um exame de anemia, como forma de conscientização, mostrando a importância de ações mais regulares.

Conclusão

Um dos principais desafios de implantação do PBM é a mudança da cultura institucional. Nesse contexto, se insere essa ação que buscou a conscientização dos funcionários de um hospital geral para a anemia e seu impacto nos desfechos clínicos, oque em última análise reflete-se na prática junto aos pacientes

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas