Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S89-S90 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S89-S90 (Outubro 2023)
HEMATOLOGIA LABORATORIAL
Acesso de texto completo
COMPARAÇÃO DA CONTAGEM DE PLAQUETAS PELOS MÉTODOS DE IMPEDÂNCIA ELÉTRICA E ÓPTICA EM AMOSTRAS COM INTERFERENTES PLAQUETÁRIOS
Visitas
262
PFC Magalhães, CFR Rossetto, JM Azanha, FA Tavares, DDC Hippólito, AB Castro, CL Miranda
Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

Este trabalho teve o objetivo de analisar e comparar dois métodos automatizados de contagem de plaquetas com interferentes plaquetários (hemácias microcíticas, esquizócitos, plaquetas gigantes e grumos plaquetários), pelos métodos de impedância elétrica e óptica.

Material e métodos

O presente estudo teve aspecto descritivo, analítico com levantamento dos resultados laboratoriais de 235 amostras de pacientes com contagens de plaquetas pelos métodos de impedância elétrica e óptica identificados pelo equipamento Yumizen H2500, fabricante HORIBA ABX SAS, atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), durante o período de outubro de 2022 a janeiro de 2023 para posterior comparação entre os métodos.

Resultados

Dos dados coletados observou-se uma proporção de 46,8% de amostras com Microcitose (hemácias com o volume inferior a 70 fL); 21,7% de Esquizócitos; 13,6% de Grumos plaquetários; 17,9% de Plaquetas gigantes (plaquetas com o volume superior a 30 fL). Como resultado, as amostras avaliadas com os respectivos interferentes plaquetários em ambas as contagens automatizadas, apurou-se que as alterações morfológicas dos eritrócitos (hemácias com volume inferior a 60 fL e esquizócitos) mostraram que os resultados foram significativamente superestimados em relação as contagens de plaquetas pelo método de impedância em comparação ao método óptico.

Discussão e conclusão

No decorrer das análises do presente estudo observou-se que há algumas tendências nas contagens de plaquetas pelo método de impedância para mais ou para menos em relação a contagem óptica. Porém, apenas as alterações morfológicas nos eritrócitos em relação ao seu volume das hemácias inferiores a 60 fL e a presença de esquizócitos influenciam de forma significativa na contagem de plaquetas por impedância, sendo necessário a confirmação pelo método óptico. Diante disto, vê-se necessário a confirmação da contagem de plaquetas pelo método óptico, quando estas estiverem com os respectivos interferentes anteriormente citados.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas