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Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S771-S772 (outubro 2024)
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CAPTAÇÃO DE DOADORES NA PANDEMIA: OTIMIZAÇÃO DOS CONTATOS, AGENDAMENTOS E FIDELIZAÇÃO POR MEIO DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS DE WHATSAPP NO HEMOCENTRO DE UBERLÂNDIA-MG
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PSA Fernandes
Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), Hemocentro de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil
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Durante a pandemia da Covid-19, o distanciamento social e a limitação da circulação das pessoas para conter o contágio reduziram a capacidade produtiva dos bancos de sangue. Além disso, a imposição do agendamento, imprescindível para controlar o fluxo de pessoas, gerou forte resistência, principalmente entre antigos doadores que deixaram de comparecer. Nesse contexto, o Hemocentro de Uberlândia implementou o envio de mensagens pelo WhatsApp como estratégia de comunicação com os doadores visando reforçar o vínculo e aumentar o número de comparecimentos. O propósito deste estudo foi avaliar a efetividade da captação por meio do envio de mensagens pelo aplicativo, no agendamento e na fidelização de doadores, relacionando os resultados à eficácia transfusional da unidade.

Material e métodos

A estratégia teve início em 2020 e intensificou-se a partir de 2021, com a importação dos dados para o aplicativo em lotes. Em conformidade com a LGPD, restringiu-se o acesso aos dados sensíveis dos usuários. Após a edição dos dados no Excel, foi criado um novo arquivo no formato CSV, estruturado para a importação. O número de celular institucional, de uso restrito do setor, foi vinculado a uma conta de e-mail (Gmail) específica para esse fim. Os arquivos importados no aplicativo “Contatos do Google”puderam ser acessados no WhatsApp após a sincronização das contas. Para validar a estratégia, foram levantados indicadores relativos aos candidatos de 2019 a 2023 e ao setor de distribuição de 2020 a 2023, alocados em tabelas do Excel, aos quais foram aplicados cálculos e análises estatísticas.

Resultados

O número de contatos no aplicativo aumentou em 650% com a importação dos arquivos, em comparação com o método manual, totalizando 18.669 mensagens enviadas para agendamento em 2021. Os percentuais de candidatos agendados foram: 7,69 em 2019; 59,99 em 2020; 78,98 em 2021; 77,90 em 2022 e 83,49 em 2023. Entre os doadores de repetição, as porcentagens dos agendados foram: 8,09 em 2019; 58,66 em 2020; 77,80 em 2021; 76,37 em 2022 e 82,82 em 2023. A eficácia transfusional apresentou uma média anual acima dos 90%, durante toda a pandemia.

Discussão

O aumento no percentual de agendamentos de 7,69% em 2019 para 83,49% em 2023 refletiu um progresso significativo na conversão dos contatos em doadores efetivos, provavelmente devido à melhor gestão e comunicação, além da adoção de novos métodos e tecnologias. O crescimento contínuo no percentual de doadores de repetição indicou sucesso na fidelização e engajamento. A alta consistência em 2021 e 2023 sugere que as práticas de retenção foram eficazes. A permanência da eficácia transfusional superior a 90% durante a pandemia demonstrou a resiliência e efetividade da captação no alcance dos objetivos propostos.

Conclusão

A implementação da comunicação via WhatsApp e a importação de dados resultaram em um acréscimo substancial nos agendamentos e na fidelização dos doadores, promovendo a sustentabilidade do banco de sangue. Mesmo durante a pandemia, a eficácia transfusional permaneceu acima de 90%, assegurando o fornecimento adequado aos pacientes. Contudo, para consolidar e ampliar esses resultados positivos, é fundamental continuar monitorando e ajustando as estratégias.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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