Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S771 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S771 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ATUAÇÃO DOS RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM HEMOTERAPIA E HEMATOLOGIA EM AÇÕES DE CAPTAÇÃO DE DOADORES EM BANCO DE SANGUE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visitas
335
LAC Borges, ASB Costa, CEL Rolim
Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Fundação HEMOPA), Belém, PA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

A redução no número de doadores de sangue pode estar associada a diversas causas, como a inaptidão dos candidatos à doação, desinformação sobre o processo e critérios de elegibilidade, e a falta de conscientização da sociedade. Diante disso, os residentes multiprofissionais em Hemoterapia e Hematologia do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Fundação HEMOPA) atuam em parceria com a Gerência de Captação de Doadores (GECAD), em ações de incentivo à doação voluntária de sangue e medula óssea. Dentre as ações de captação realizadas, destacam-se: campanhas externas, palestras educativas e visitas educacionais guiadas no hemocentro (Hemotour ). O presente trabalho objetiva relatar a experiência dos residentes multiprofissionais em hemoterapia e hematologia em ações de promoção à captação de doadores de sangue e medula óssea.

Material e métodos

Trata-se de um estudo qualitativo, com caráter descritivo, do tipo relato de experiência. O trabalho foi elaborado a partir de vivências em ações de captação de doadores desenvolvidas pelos discentes do Programa de Residência Multiprofissional em Hemoterapia e Hematologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em parceria com a Fundação HEMOPA. As ações foram desenvolvidas no período de março de 2023 a junho de 2024 e incluíram: campanhas, palestras e hemotours .

Resultados

Foram promovidas três campanhas externas, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em uma via de grande circulação pública da capital, nas quais foram realizadas a abordagem de potenciais doadores, prestação de esclarecimentos sobre o processo de doação e os principais critérios de elegibilidade, além da sensibilização sobre a importância da doação de medula óssea. Foram conduzidas quatro palestras expositivas abordando as etapas do ciclo do sangue (coleta, processamento, testagem, armazenamento e distribuição) para alunos do Ensino Fundamental inseridos no projeto “Doador do Futuro”e acadêmicos dos cursos de graduação de biomedicina e farmácia. Bem como, foram realizados cerca de 40 hemotours pelos setores do ciclo do sangue, descrevendo suas atividades e importância para acadêmicos de biomedicina, farmácia, enfermagem e dos cursos técnicos em radiologia e técnico em enfermagem.

Discussão

As ações de captação de doadores são vitais para saúde pública, pois visam o abastecimento dos estoques e recursos para os transplantes. Estas ações proporcionaram aos discentes a divulgação do conhecimento adquirido na residência multiprofissional em benefício da população, a integração com a equipe multidisciplinar, fortalecendo o trabalho em equipe e conduzindo a troca de vivências, a promoção da residência multiprofissional e o desenvolvimento de habilidades organizacionais, de comunicação e liderança.

Conclusão

A atuação dos residentes em campanhas, palestras e hemotours são de relevância para o serviço hemoterápico, para população e para formação do residente. Tais ações incentivam a doação, promovem a educação continuada, estimulam a responsabilidade social e os incluem em atividades em equipes multiprofissionais, sendo as práticas colaborativas interdisciplinares indispensáveis para formação profissional do residente e para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas