
A Liga do Sangue da Universidade Federal de Ciências da Saúde (LiSan UFCSPA) segue as diretrizes do tripé universitário - extensão, ensino e pesquisa. Dentre esses, faz-se necessária a execução de atividades direcionadas à capacitação dos membros internos da liga acadêmica a fim de complementar o aprendizado acerca das múltiplas áreas da hematologia e hemoterapia. Frente a essa necessidade, a LiSan promoveu uma capacitação interna sobre identificação da morfologia celular da série vermelha, branca e plaquetária com uma profissional especialista da área para sanar as lacunas educacionais e colaborar para o conhecimento técnico-científico dos alunos.
Material e MétodosTrata-se de um estudo retrospectivo, através do relato de experiência vivenciado por 15 acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde e membros da LiSan UFCSPA ocorrido em junho de 2022 em formato virtual. A capacitação ocorreu em 3 dias alternados, na qual a duração total da qualificação foi em torno de 4 horas e 30 minutos. A temática abordada foi baseada na interpretação e análise morfológica das células sanguíneas. As aulas foram divididas em cada temática iniciando com uma revisão dos conteúdos e finalizando em um nível maior de complexidade, disponibilizando ao aluno uma visão ampla de correlação entre morfologia, análise de dados e diagnóstico. Inicialmente era apresentado o resultado da automação em hematologia, para interpretação dos dados numéricos, seguido da projeção das imagens dos leucócitos para identificação e realização da contagem diferencial dos mesmos.
ResultadosFoi possível identificar, através da análise qualitativa, por meio de relatos e discussões entre os membros participantes, o aprimoramento e ganho de conhecimento obtido pela capacitação, o qual proporcionou o aprofundamento em diversos assuntos referente a morfologia eritrocitária, leucocitária e plaquetária. Em decorrência da evolução dos conteúdos das aulas de forma gradual, foi possível realizar uma construção do conhecimento acerca dos assuntos abordados. Isso permitiu equiparar o conteúdo entre os discentes, complementando e retificando o conteúdo que já é ofertado de forma regular nos cursos de graduação.
DiscussãoA partir dos relatos e discussões dos membros foi possível constatar o aprimoramento dos alunos com o tema, quanto ao processo de ensino. Além disso, o advento da pandemia, a comunidade acadêmica como um todo passou por um processo de adaptação da aprendizagem, buscando diferentes abordagens dos conteúdos, a fim de complementar o conhecimento teórico e científico. Dessa forma, a organização da capacitação contribuiu para amenizar a carência da aprendizagem teórico-prática prejudicada pela pandemia.
ConclusãoA capacitação com alunos se mostrou um instrumento complementar na educação dos graduandos, servindo como espaço de intersecção no processo de formação e profissionalização em saúde.