
O hemograma é um dos exames laboratoriais mais solicitados para apoiar e acompanhar o diagnóstico e evolução de diferentes patologias, no entanto formação específica para profissionais de nível técnico em análises clínicas, é escassa. O educador é um criador de ambientes e situações para que o estudante atue e aprenda como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. O docente deve planejar e estimular a ação dos estudantes promovendo a reflexão no processo de ensino e aprendizagem. Por essas e outras ações, tem o papel de organizar o trabalho educativo, como mediador e orientador. No entanto, a formação específica de docentes para este perfil é escassa. Diante de tal necessidade, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência da capacitação de docentes que desenvolvam as competências essenciais em hematologia e imunologia em um curso técnico em análises clínicas com o objetivo de habilitar profissionais que atuem como o apoio qualificado nas rotinas laboratoriais.
Materiais e métodosPara atuar neste curso os docentes devem ter formação específica relacionada às competências essenciais do curso, habilidade para docência e atualização com as questões relativas ao segmento profissional. Para a capacitação foram organizados encontros remotos e presenciais práticos como forma de estimular a reflexão sobre a prática pedagógica e o exercício efetivo da competência a ser desenvolvida. A atuação do profissional técnico em hematologia e imunologia na rotina laboratorial permeia desde atividades administrativas até o apoio direto aos equipamentos de automação bem como manutenção, calibração e reposição de reagentes. Desta forma, os docentes participantes conectaram sua própria experiência de coleta e confecção de extensão sanguínea para exame, técnicas de coloração de células em lâminas, estudo da morfologia das células sanguíneas, observação de eritrócitos e leucócitos em câmara de Neubauer e prática de exames imunológicos (antígeno-anticorpo, floculação, imunocromatografia, precipitação e titulação). As capacitações contemplaram o planejamento (através da elaboração de planos de aula) empregando metodologias ativas, aprendizagem por projetos e problematização.
Resultado e conclusão: Desta sequência de encontros os docentes articularam uma rede de discussão construindo um repertório validado de práticas pedagógicas alinhado com o modelo pedagógico da instituição que foi disponibilizado para a rede.