Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S159 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S159 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA EM UM CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS
Visitas
281
LRZDC Doneda, MPG Finati, AOP Vieira, PEC Duran, EM Rodrigues, MM Rubira, RF Martins
Senac São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução e objetivo

O hemograma é um dos exames laboratoriais mais solicitados para apoiar e acompanhar o diagnóstico e evolução de diferentes patologias, no entanto formação específica para profissionais de nível técnico em análises clínicas, é escassa. O educador é um criador de ambientes e situações para que o estudante atue e aprenda como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. O docente deve planejar e estimular a ação dos estudantes promovendo a reflexão no processo de ensino e aprendizagem. Por essas e outras ações, tem o papel de organizar o trabalho educativo, como mediador e orientador. No entanto, a formação específica de docentes para este perfil é escassa. Diante de tal necessidade, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência da capacitação de docentes que desenvolvam as competências essenciais em hematologia e imunologia em um curso técnico em análises clínicas com o objetivo de habilitar profissionais que atuem como o apoio qualificado nas rotinas laboratoriais.

Materiais e métodos

Para atuar neste curso os docentes devem ter formação específica relacionada às competências essenciais do curso, habilidade para docência e atualização com as questões relativas ao segmento profissional. Para a capacitação foram organizados encontros remotos e presenciais práticos como forma de estimular a reflexão sobre a prática pedagógica e o exercício efetivo da competência a ser desenvolvida. A atuação do profissional técnico em hematologia e imunologia na rotina laboratorial permeia desde atividades administrativas até o apoio direto aos equipamentos de automação bem como manutenção, calibração e reposição de reagentes. Desta forma, os docentes participantes conectaram sua própria experiência de coleta e confecção de extensão sanguínea para exame, técnicas de coloração de células em lâminas, estudo da morfologia das células sanguíneas, observação de eritrócitos e leucócitos em câmara de Neubauer e prática de exames imunológicos (antígeno-anticorpo, floculação, imunocromatografia, precipitação e titulação). As capacitações contemplaram o planejamento (através da elaboração de planos de aula) empregando metodologias ativas, aprendizagem por projetos e problematização.

Resultado e conclusão

: Desta sequência de encontros os docentes articularam uma rede de discussão construindo um repertório validado de práticas pedagógicas alinhado com o modelo pedagógico da instituição que foi disponibilizado para a rede.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas