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Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 2983
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CADERNETA EDUCATIVA CONSTRUÍDA COM EVIDÊNCIA DE VALIDADE PARA A HEMOVIGILÂNCIA DE PACIENTES TRANSFUNDIDOS AMBULATORIALMENTE
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AMR Pinheiroa, AKA Arcanjoa, LF Siqueirab, ANB Costaa, MSDC Araújoa, FC Nogueiraa, FRAF Gomesa, AMN Diasa, MTdD Montalvernea, DdS Oliveiraa
a Hemocentro Regional de Sobral, Ceará, Sobral, CE, Brasil
b Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Sobral, CE, Brasil
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Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

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Introdução

A transfusão sanguínea em regime ambulatorial requer medidas de hemovigilância que garantam a segurança do paciente e a identificação precoce de reações adversas.

Objetivos

Construção de uma caderneta educativa com evidência de validade como subsídio para hemovigilância de pacientes transfundidos em regime ambulatorial.

Material e métodos

Consistiu em um estudo metodológico que investigou, organizou e analisou informações de um instrumento com técnicas de pesquisa para desenvolver uma caderneta educativa direcionada a pacientes e seus cuidadores, além de servir como orientação para médicos assistenciais.

Resultados

Projetando obter dados confiáveis, a construção da caderneta passou por etapas sequenciais, visando a validação do instrumento. Etapa 1: levantamento bibliográfico. Foi feito uma revisão de escopo que ampliou o conhecimento de informações para construção da caderneta. Etapa 2: A caderneta foi elaborada através de um roteiro e designer. Nesta fase foi reunido levantamentos bibliográficos em busca de conteúdos para compor a caderneta em fontes confiáveis do Ministério da Saúde e Manuais técnicos, além do resultado da revisão de escopo. Usando uma linguagem técnica, mas acessível e compreensível para o usuário. O conteúdo foi encaminhado para uma designer, que criou as ilustrações representativas e compos o proposto de uma caderneta com capa, ante capa, paginas com conteúdos informativos para os pacientes e seus cuidadores bem como médicos assistentes. Etapa 3: Validação de conteúdo e aparência: seguindo as recomendações de construção de material educativo o instrumento foi avaliado pelo público-alvo e por juízes com notório saber sobre a temática.

Discussão e conclusão

Após análise da primeira versão da caderneta educativa e passar pelo processo de validação uma versão final foi criada observando todas as recomendações propostas. O paciente acompanhado em regime ambulatorial, pode em algum momento necessitar de uma transfusão sanguínea sem a necessidade de internamento para isso. Para que isso ocorre de maneira segura e atendendo as recomendações da hemovigilância ditadas pela ANVISA é necessário que haja orientações aos pacientes e seus acompanhantes quanto a possibilidade de haver reações transfusionais. Por isso um instrumento como a Caderneta Transfusional pode servir para melhorar a segurança do paciente identificando intercorrências no domicílio.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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