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Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S926 (Outubro 2023)
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BRINCAR É COISA SÉRIA: INTERVENÇÕES LÚDICAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM UM HEMOCENTRO
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DD Buenoa, EAO Cardosoa, MC Rodriguesa, ACB Carvalhob, JHCD Santosa, PPB Solaa, MAD Santosa
a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil
b Hemocentro de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil
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Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

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Introdução

O brincar em todos os momentos e fases da vida pode promover integração do indivíduo com o meio circundante, desenvolver novas habilidades e vínculos sociais e ajudar a organizar as emoções.

Objetivo

Analisar as intervenções lúdicas desenvolvidas em um projeto de extensão, durante o segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023, com crianças e adolescentes atendidos em um Hemocentro de uma cidade do interior do estado de São Paulo, Brasil.

Materiais e métodos

Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, prospectivo, de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados foi utilizada observação participante complementada por registros em diário de campo. Foram realizados encontros semanais, sempre às sextas-feiras, e as atividades desenvolvidos envolveram: contações de histórias, brincadeiras artesanais e dinâmicas. Os dados obtidos foram sistematizados por meio de análise temática e organizados em três temas.

Resultados

Foram desenvolvidos 41 encontros durante todo o projeto, acompanhados por ações lúdicas e diálogos com os pacientes atendidos, com média de oito participantes por intervenção e um total de 331 indivíduos beneficiados. Cada encontro foi organizado definindo-se previamente um tema central com o qual se desejava trabalhar e atividades propostas para alcançar tal objetivo. Em algumas datas especiais as atividades foram voltadas para temas específicos, tais como Carnaval, Páscoa, Natal, Dia Mundial da Hemofilia. Os dados foram organizados nos seguintes temas: (1) Como me sinto e o que faço com meus sentimentos : foram realizadas intervenções com o intuito de auxiliar os participantes a entrarem em contato com suas emoções. Um recurso bastante utilizado foi a contação de histórias, seguida da confecção de algum material relacionado à história narrada. Ilustrando: contou-se a história “Barquinho de papel e os sentimentos”, em seguida foram feitos origamis de barquinhos de papel, nos quais eram colocados os nomes de alguns sentimentos; (2) Com quem me relaciono e como são as minhas relações : foram exploradas as relações familiares, escolares, com amigos, com profissionais da instituição. Ilustrando: uma atividade realizada foi a “Mãozinha do amor”, na qual a criança usava a própria mão como molde e a desenhava no papel e, ao abrir, virava um coração; ela, então, deveria escolher uma pessoa para entregar o que produziu; (3) O que penso e desejo para o futuro : foram explorados os desejos e planos dos participantes. Ilustrando: foi proposta a atividade “Plantar novos sonhos”, na qual se falava sobre planos futuros e depois se plantavam feijões em casca de ovo para, posteriormente, acompanhar o crescimento das plantinhas.

Discussão

As ações implementadas durante a trajetória do projeto promoveram integração entre crianças e familiares, engajando-os em estratégias criativas que redimensionaram o tempo de espera, dando-lhe um novo significado. As ações propostas pelo educador produziram momentos de sociabilidade e relaxamento por meio de histórias alegres, ações artesanais, origamis e brincadeiras, possibilitando a construção de um espaço lúdico para se conversar sobre temas sensíveis.

Conclusão

A proposta conseguiu alcançar o objetivo de promover um espaço de acolhimento para crianças e adolescentes durantes os retornos ambulatoriais. Os participantes aderiam maciçamente à proposta e relataram a importância de usufruírem de tal espaço no Hemocentro, inclusive para incentivar a adesão ao tratamento.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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