
Os Linfomas Cutâneos de Células T (LCCTs) são doenças linfoproliferativas crônicas (DLPC) raras, correspondendo cerca de 2% dessas neoplasias, acometem primariamente a pele, podendo envolver outros órgãos e sistemas, incluindo o sangue periférico (SP). Dentre os LCCTs, os mais comuns são a micose fungóide (MF) e a síndrome de Sézary (SS) que corresponde a forma leucêmica de caráter agressivo da MF caracterizada pela presença de linfócitos linfomatosos no SP, Células pleomórficas em forma e tamanho com núcleo convoluto de aspecto cerebriforme, citoplasma abundante, azurofilo e sem grânulos (células de Sezary-CS) com contagens em geral, maior 1.000/mL com imunofenotipo TCD4+ levando a uma relação CD4/CD8 maior que 10:1, caracterizada tambem pela positividade para antigenos Pan-T CD2, CD3, CD5 e ausência de CD7 e CD26 na maioria dos casos.
ObjetivoEste trabalho objetivou demonstrar a importância da imunofenotipagem pela citometria de fluxo (CF) na caracterização das CS em pacientes previamente diagnosticados com MF/SS.
MetodologiaForam utilizadas amostras de SP de 23 pacientes com suspeita de MC/SS encaminados ao Laboratório de Citometria do Hemocentro Dalton Cunha (HEMONORTE). O diagnóstico da SS foi inicialmente baseado na apresentação clínica, hemograma incluindo a citomorfologia em distenção sanguinea corados com corantes hematológicos May Grunwald/Giemsa e imunofenotipagem por CF com um painel de de anticorpos monoclonais (AcMo) especifico para DLPC.
Resultados e DiscussãoA imunofenotipagem identificou predomínio de células T madura com imunofenótipo TCD4+ associado aos antígenos CD3+;CD2+;CD5+ e TCR a/b na totalidade dos casos, com relação CD4/CD8 >10 em 78% dos casos; perda de expressão de CD7 nos linfócitos T em 82,6%; Quanto ao marcador de células T de memória CD45RO, 23 pacientes apresentaram positividade superior ao marcador CD45RA. No presente estudo, foi constatada também a contagem citomorfológica das CS em distensões sanguíneos na totalidade dos casos investigados.
ConclusãoDiante dos resultados obtidos, observou-se que a CF associada à análise citomorfologia é uma ferramenta útil no diagnostico laboratorial e acompanhamento desses pacientes.